Férias sem telas: 5 dicas de atividades para divertir as crianças

Férias sem telas: 5 dicas de atividades para divertir as crianças

As dicas vão desde brincadeiras simples em casa até atividades ao ar livre

As férias chegaram e a preocupação de muitos pais é manter seus filhos longe dos dispositivos eletrônicos. Para ajudar nisso, a especialista Betina Luisa Miranda, pedagoga, e Samantha Meireles da Rocha Vaz, coordenadora de educação física, falam quais atividades podem ser as mais enriquecedoras e benéficas. 

Elas compartilham orientações e dicas para garantir momentos leves e alegres durante esse período de férias, oferecendo alternativas para evitar que as crianças fiquem excessivamente conectadas à tecnologia.

Top 5 atividades para crianças durante as férias: 

  1. Jogos de Cartas e Tabuleiro para Crianças a partir de 7 anos: Promovem diversão e interação social, contribuindo para o desenvolvimento do vocabulário e percepção visual. Ideais para noites em família ou com amigos.
  2. Jogo de Ação com Cores para Crianças acima de 6 anos: Um desafio de equilíbrio onde os participantes colocam mãos e pés em cores indicadas. Recomendado para gastar energia e promover diversão ativa.
  3. Origami para Crianças de 6 a 10 anos: Um livro que ensina a arte milenar de origami, estimulando concentração, paciência e autoestima através de dobraduras criativas.
  4. Massinhas de Modelar para Crianças acima de 2 anos: Conjunto com oito potes herméticos de massinha, proporcionando estímulo à imaginação e coordenação motora fina.
  5. Atividades Sensoriais para Menores de 3 anos: Incluem brincadeiras com bolas e brinquedos tradicionais que estimulam a coordenação motora, compartilhamento e sociabilidade.

Atividades ao ar livre para crianças a partir de 5 anos:

  1. Andar de Bicicleta: Desenvolve equilíbrio, força e resistência.
  2. Pular Corda: Estimula coordenação motora, ritmo e tempo.
  3. Dançar: Incentiva flexibilidade, musicalidade e expressão corporal.
  4. Atividades em Parques e Museus: Proporcionam experiências educativas e ensinam respeito, socialização e limites.

É importante gerar uma variedade de atividades lúdicas e educativas para garantir que as férias das crianças sejam divertidas e enriquecedoras, tanto em casa quanto ao ar livre. As informações são do Guia de Compras, do UOL. 

Porque é importante que as crianças brinquem

A interação com a natureza refinando a motricidade da criança, ensinando a aplicação adequada de força e movimento em diferentes situações. Uma pesquisa indicou que 49% das crianças brasileiras começam a utilizar smartphones, tablets e outros recursos antes dos 6 anos, destacando preocupações sobre o impacto dessa exposição precoce.

Suar enquanto brinca, é saudável, e permitir que as crianças tenham contato com elementos como terra e água contribui para o desenvolvimento da resistência física, imunológica e mental. Superproteger a criança pode torná-la frágil em aspectos mentais, físicos e emocionais. Leia mais sobre esse conteúdo aqui.

Aplicativos que irão somar no aprendizado do seu filho 

Existem diversas opções de aplicativos que podem auxiliar no aprendizado de crianças e adolescentes, desde que sejam monitorados e utilizados de maneira apropriada.

Para auxiliar nos estudos de crianças, destacam-se o “Inglês para crianças” da LangsForKids, que ensina inglês de maneira divertida, abordando temas como alfabetos, números, cores, formas, frutas e vegetais. O aplicativo “Ler e contar” da Apps Bergman é recomendado para crianças que estão começando a escrever, ajudando na soletração, aprendizado de vogais, consoantes, contagem e mais, proporcionando um ótimo meio de aprendizado. O “ANTON – Ensino fundamental” oferece conteúdo alinhado ao currículo escolar dos 1º e 2º anos do ensino fundamental, abrangendo matemática, inglês e alemão, enquanto o “LogicLike – Jogos educativos” desenvolve o raciocínio lógico com diversas temáticas.

Para adolescentes, o “Photomath” é indicado para quem enfrenta dificuldades em matemática, fornecendo o resultado final e mostrando o passo a passo da resolução. O “Codar” da MIMO permite aprender programação em HTML, Python e Javascript com desafios, ensino diferenciado, criação de portfólio e obtenção de certificados.

O “Kahoot!” é um aplicativo para jogar e criar quizzes sobre temas específicos, o “Trello” é ideal para organizar tarefas de estudos com calendário e checklist, e o “Words of wonders – Cruzamento” da Fugo Games oferece um jogo de palavras cruzadas para aprimorar vocabulário, soletração e ortografia. Quer mais dicas? Clique aqui e leia mais sobre o assunto.