Maçã ou nanica: qual é a melhor banana para a saúde?
Para quem busca equilibrar a alimentação, a banana-maçã é uma opção interessante
A banana, uma fruta originária da Ásia, encontrou no solo brasileiro um ambiente propício para se desenvolver. Segundo a nutricionista Fernanda Serpa, da Nutconsult, no Rio de Janeiro, além de ser rica em carboidratos, a banana apresenta uma alta concentração de vitaminas e minerais essenciais para o organismo.
Para quem busca equilibrar a alimentação, a banana-maçã é uma opção interessante, pois possui menos carboidratos e é rica em fibras solúveis, o que promove sensação de saciedade.
No entanto, é necessário consumi-la com moderação, uma vez que, apesar dos benefícios, todas as variedades de banana carregam mais calorias do que a maioria das frutas.
Embora existam pequenas diferenças entre as variedades, a banana nanica oferece vantagens para aqueles que praticam atividades físicas, pois é mais rica em carboidratos, fornecendo energia extra. Além disso, contém uma quantidade maior de potássio, um mineral importante na prevenção de cãibras musculares.
Comparando 100 gramas de cada tipo de banana, de acordo com a tabela brasileira de composição de alimentos (Taco/Unicamp), a banana-maçã possui 87 calorias, 22,3g de carboidratos, 1,8g de proteínas, 2,6g de fibras, 264mg de potássio e 10,5mg de vitamina C. Já a banana-nanica apresenta 92 calorias, 23,8g de carboidratos, 1,4g de proteínas, 1,9g de fibras, 376mg de potássio e 5,9mg de vitamina C. Em termos de saúde, a banana-maçã vence com um placar de 5 a 1 sobre a banana-nanica. As informações são do Veja Saúde.