Mamão equilibra a diabetes? Veja 5 benefícios da fruta

Mamão equilibra a diabetes? Veja 5 benefícios da fruta

Estudos sugerem que o extrato das sementes ou folhas do mamoeiro podem ajudar a reduzir os níveis de glicose no sangue

Reconhecido por seu baixo teor calórico, baixo índice glicêmico e alto teor de fibras, o mamão pode ser um aliado na manutenção do peso e na saúde intestinal devido ao seu efeito laxativo.

O mamão possui 57 variedades, incluindo o papaia, formosa, mamão-da-baía, mamão-macho e mamão-da-índia. No Brasil, o papaia e o formosa são os tipos mais comuns. Com mais de 6,8 milhões de toneladas produzidas globalmente, o Brasil se destaca como o segundo maior produtor de mamão, de acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação).

5 benefícios do mamão para a saúde:

Proteção intestinal: As sementes de mamão contêm a enzima papaína, que ajuda na quebra das proteínas em aminoácidos, facilitando a absorção de nutrientes e auxiliando na eliminação de parasitas no corpo.

Equilíbrio do diabetes: O mamão possui baixo índice glicêmico devido à alta quantidade de fibras, o que resulta em uma absorção mais lenta do açúcar natural da fruta. Estudos sugerem que o extrato das sementes ou folhas do mamoeiro pode ajudar a reduzir os níveis de glicose no sangue.

Saúde da pele e cabelo: A combinação de licopeno, betacaroteno e vitamina C no mamão combate os radicais livres, retardando o envelhecimento da pele e mantendo a elasticidade e tonicidade da tez. Esses compostos também ajudam a prevenir várias doenças crônicas degenerativas.

Facilita o trânsito intestinal: As fibras presentes no mamão reduzem a absorção de toxinas, carboidratos e gorduras, além de estimular o crescimento de bactérias benéficas no intestino. Isso ajuda na regulação da permeabilidade intestinal e na excreção de toxinas através das fezes.

Contribui para a saúde digestiva: O mamão ajuda a regular o trânsito intestinal, reduzindo o tempo de exposição às toxinas no intestino e facilitando a excreção. Esses efeitos são importantes para manter a saúde digestiva e prevenir problemas intestinais. As informações são do portal Viva Bem, do UOL.