Quais são os 4 alimentos mais fraudados do Brasil? Estudo responde

Quais são os 4 alimentos mais fraudados do Brasil? Estudo responde

Ministério da Agricultura fez um levantamento dos produtos alimentícios mais falsificados do país

Um levantamento realizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) apontou que requeijão com amido de milho, mel com açúcar, manteiga com gordura vegetal e peixes-fake, são os alimentos fraudados do Brasil, ou seja, mais vendidos como sendo de espécies que não são. As informações são do portal Itatiaia.

O crime de falsificação de produtos alimentícios está previsto no artigo 272 do Código Penal. O delito acontece quando há troca, adição ou diluição intencional de um alimento, matéria-prima ou a falsificação do material com o intuito de ter vantagem financeira em cima do consumidor.

A lista dos produtos mais adulterados foi elaborada a partir das operações deflagradas ao longo de 2022 e 2023, pelo Governo Federal. Veja a seguir:

  • Mel

O Ministério da Agricultura identificou a presença de açúcar e aditivos proibidos e rotulagens incorretas no produto. Em setembro de 2022, de 140 marcas fiscalizadas, 28 possuíam irregularidades, como adição de açúcar, glucose e frutose de milho.

  • Manteiga

A manteiga é um derivado completamente natural do leite. O Ministério detectou que algumas marcas têm adicionado gordura vegetal para substituir o creme de leite.

  • Requeijão

O mais comum é adicionarem amido de milho. Nesse caso, a informação precisa estar no rótulo: “Mistura de Requeijão e Amido”, seguindo o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade do Requeijão.

  • Pescados

Muitos comerciantes aproveitam de espécies mais populares para vendê-las como peixes de alto valor.

Como denunciar produtos falsificados ou adulterados?

O ideal é registrar a ocorrência junto à Vigilância Sanitária do município ou do estado em que o produto foi adquirido. Também é possível fazer a denúncia na plataforma Fala.BR, disponível no site oficial do Ministério da Agricultura.