Qual é a importância do sono para a felicidade? Estudo aponta resultado

Qual é a importância do sono para a felicidade? Estudo aponta resultado

O estudo, publicado no Psychological Bulletin, analisou dados de 154 estudos envolvendo mais de 5.000 pessoas ao longo de cinco décadas

De acordo com uma pesquisa feita nos Estados Unidos, que abrangeu diversas formas de se perder o sono, essa perda e mudanças drásticas na rotina de dormir podem resultar em alterações emocionais. A perda de sono mostrou uma redução consistente no humor positivo e um aumento na sensação de ansiedade

O estudo, publicado no Psychological Bulletin, analisou dados de 154 estudos envolvendo mais de 5.000 pessoas ao longo de cinco décadas. A privação total de sono teve um impacto maior no humor em comparação com a perda parcial ou fragmentação do sono. A pesquisa ressalta as fortes conexões entre saúde mental e sono, indicando que a qualidade do sono influencia circuitos neurais relacionados a experiências positivas e emocionais.

Os adultos precisam de pelo menos sete horas de sono por noite para manter a saúde, mas mais de 30% têm déficit diário de sono, conforme um estudo de 2022. A falta de sono não apenas afeta o humor, mas também piora sintomas de ansiedade e depressão, mesmo em pessoas sem problemas de saúde mental conhecidos. 

Ela destaca a importância de priorizar o sono como parte do autocuidado e a necessidade de mudanças sistêmicas para apoiar a qualidade do sono, como políticas relacionadas a horários de trabalho e acesso a cuidados de saúde.

Em termos neurobiológicos, a falta de sono afeta os circuitos neurais associados a recompensas e emoções positivas, além de prejudicar as conexões entre os centros emocionais do cérebro e o córtex pré-frontal, responsável pelo controle adequado das reações emocionais. As informações são da CNN Brasil.