Importância da vitamina B12 na saúde e como manter bons índices dela

Importância da vitamina B12 na saúde e como manter bons índices dela

Conheça a vitamina B12, para que serve, quais são os alimentos ricos nesse nutriente e o que a sua deficiência pode causar.

Responsável pela formação, integridade e maturação das células que transportam oxigênio no sangue, a vitamina B12 é essencial para o bom funcionamento do organismo e prevenção de problemas como a anemia e a trombose, por exemplo.

A velhice, adeptos a dietas restritivas e o uso de certos medicamentos (ex.: omeprazol, metformina, contraceptivos orais) são alguns dos fatores que contribuem para a deficiência de vitamina B12. E quando isso acontece, alguns sinais costumam aparecer, como icterícia, palidez, inchaço, fraqueza muscular, entre outros. 

Banner canal Reclame

A seguir explicaremos em detalhes a importância dessa vitamina para o organismo, os seus benefícios e quais são as principais fontes de B12. Acompanhe!

O que é vitamina B12?

A vitamina B12, também chamada de cobalamina, contém cobalto em sua composição, um metal pesado que dá a cor avermelhada. A vitamina B12 é uma das vitaminas que compõem o complexo B. Ela possui uma atuação muito importante no organismo, que é a formação e o amadurecimento das hemácias, também conhecidas como glóbulos vermelhos, as células que transportam oxigênio para o corpo.

Além disso, a vitamina B12 atua na síntese do DNA (ácido desoxirribonucleico), que é o material genético presente em todas as células do nosso corpo. Isso significa que a vitamina B12 atua na replicação do código genético e é um fator de crescimento em todas as células do organismo. Por último, a cobalamina também atua no bom funcionamento dos nervos.

Algo muito interessante sobre a vitamina B12 é que ela é produzida por microorganismos. Ela é encontrada em praticamente todos os tecidos animais e é estocada primariamente no fígado na forma de adenosilcobalamina. 

O processo de absorção da vitamina B12 proveniente da dieta envolve complexos processos bioquímicos no trato gastrointestinal. A vitamina proveniente dos alimentos se liga a uma proteína na saliva e assim inicia todo o processo, fator intrínseco, para que finalmente seja absorvida no íleo. 

Dica: Laranja: conheça os benefícios da fruta para sua saúde

Quais são os benefícios da vitamina B12 para o organismo?

Sendo essencial para o bom funcionamento do organismo e manutenção da saúde, veja a seguir os principais benefícios que a vitamina B12 oferece ao corpo humano:

  • prevenção da anemia megaloblástica;
  • redução da fadiga no corpo;
  • prevenção do formigamento nas extremidades;
  • proteção do sistema nervoso, em especial os neurônios;
  • prevenção de complicações na gestação, como o aborto espontâneo precoce.

Quais são os prejuízos da deficiência de vitamina B12?

A deficiência de vitamina B12 manifesta-se primariamente como anemia e mudanças neurológicas. A deficiência inibe a síntese de DNA, o que afeta o crescimento e reparação celular. 

Os sintomas da deficiência desta vitamina envolvem a fadiga, neuropatia periférica, alterações da língua e da boca, anemia macrocítica (crescimento anormal dos eritrócitos), confusão mental e perda da memória (principalmente em idosos), baixa coagulação sanguínea e fácil aparecimento de hematomas, dermatite e sensibilidade na pele, perda de apetite, náuseas e vômitos. 

No sistema nervoso, as manifestações acontecem por causa dos danos progressivos dos sistemas nervosos central e periférico. Além das falhas na memória, podem ocorrer disfunções cognitivas, demência e, inclusive, a depressão

Outro sinal de deficiência de vitamina B12 pode ser os níveis elevados de homocisteína. O excesso desse aminoácido está relacionado à doenças cardiovasculares, osteoporose e até mesmo com o declínio da função cognitiva. Nesse caso, é importante investigar também a possível deficiência de outras vitaminas como a B2, B6 e B9.  

Vale ressaltar que os sintomas observados em pessoas com deficiência de vitamina B12 podem ser revertidos com a suplementação. Para diagnóstico e tratamento, é necessário a consulta com o médico e o nutricionista. 

Dica: Vitamina D: benefícios, alimentos, suplementação e excesso

Principais fontes da vitamina B12

A vitamina B12 é encontrada em alimentos de origem animal, como os ovos, fígado bovino e de galinha, atum, sardinha (em óleo), sardinha, salmão, linguado, iogurte e leite. Além da cobalamina, esses grupos alimentares são ricos em outros nutrientes importantes para o funcionamento adequado do organismo, como o cálcio, o ferro e as vitaminas do complexo B, por exemplo.

Por ser uma vitamina encontrada em alimentos de origem animal, a vitamina B12 deve ser uma preocupação importante para os vegetarianos, principalmente os que seguem uma dieta estrita, e os veganos, que não consomem nada de origem animal, incluindo carnes, ovos, leite e laticínios. Portanto, essas pessoas podem ser mais suscetíveis à deficiência de vitamina B12, caso a suplementação não seja realizada da forma adequada.

Além disso, é importante considerar que existem alguns fatores que podem interferir na absorção da vitamina B12, sendo eles:

  • uso de medicamentos crônicos que reduzem o ácido no suco gástrico como ranitidina e omeprazol;
  • uso de contraceptivos orais;
  • uso de metformina no tratamento de diabetes;
  • doenças inflamatórias do intestino que impedem a absorção da vitamina;
  • cirurgias que reduzem o estômago, como as cirurgias bariátricas;
  • pessoas idosas possuem má absorção da vitamina pela redução da produção do fator intrínseco com o decorrer da idade.

Também é importante ter um certo cuidado na escolha dos alimentos. Pensando nisso, a PROTESTE realizou um teste com as principais marcas de carne bovina disponíveis no mercado. Assim, é possível fazer uma escolha mais consciente, de acordo com o custo-benefício dos produtos. Torne-se associado da PROTESTE e tenha acesso ao resultado do teste da carne bovina

A seguir, você também pode conferir um vídeo com mais detalhes sobre quais são os cuidados com os alimentos. Confira:

Guia do consumidor

Conheça o curso Aproveitamento Integral dos Alimentos

O curso Aproveitamento Integral dos Alimentos é uma ótima forma de você incluir uma alimentação mais saudável no dia a dia e reduzir o desperdício de alimentos. 

A iniciativa foi desenvolvida pela Escola do Consumo, uma iniciativa da PROTESTE. Com as aulas e o material didático desenvolvido pela associação, você obterá vários benefícios, como a economia de dinheiro, elaboração de cardápio semanal, receitas novas, dicas de como preparar os alimentos de diferentes formas, entre outros.

Suplementação de vitamina B12: como funciona

Para finalizar, a suplementação da vitamina B12 é recomendada quando é identificado a sua deficiência no organismo, como é o caso de pessoas com doença celíaca, doença de Crohn, histórico de gastrectomia ou cirurgia bariátrica prévia, idosos, diabéticos que utilizam metformina, anêmicos, entre outros.

O método usado para a suplementação, oral ou intramuscular, e a dosagem variam para cada pessoa, pois todas essas orientações devem ser passadas por um médico após diagnóstico de cada caso.

Em crianças, por exemplo, a quantidade varia de 50 a 100 mcg por semana, que deve ser aplicada em uma dose intramuscular. Já em adultos, a suplementação pode alcançar 1000 mcg em dias alternados, uma vez por semana ou até mesmo diariamente, caso a suplementação seja feita por cápsulas. 

Em todo caso, sempre procure um médico para saber se há a necessidade de suplementação e como deve ser realizada.

Dica: Ômega 3: quais são seus benefícios e como consumir

Saiba como a PROTESTE pode ajudar você

Neste conteúdo, você aprendeu que a vitamina B12 é essencial para o nosso organismo e que ela pode ser suplementada em alguns casos, mas que seu consumo é preferível a partir de suas fontes naturais, como os alimentos de origem animal.

Aqui no MinhaSaúde, você aprende sobre saúde e bem-estar. A PROTESTE também desenvolve artigos sobre as novidades da tecnologia e os direitos do consumidor nos blogs ConectaJá e SeuDireito, respectivamente.

A maior associação de consumidores da América Latina possui um espaço exclusivo para enviar reclamações contra fornecedores de produtos e serviços, o canal Reclame. Envie sua mensagem e obtenha uma resposta na própria plataforma. Nós encaminhamos o seu caso para a empresa, em busca de uma solução para o seu problema. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.

Conheça nossos testes comparativos e veja as avaliações dos principais produtos disponíveis no mercado. As análises são realizadas por nossos especialistas e levam em consideração fatores importantes para o consumidor. Nós analisamos de eletrônicos a itens de alimentação e, ao final, indicamos qual é a melhor opção de acordo com o custo-benefício.

Fernanda Taveira

Fernanda Taveira

Especialista do Centro de Competência de Alimentação e Saúde da PROTESTE Mestre em Alimentação, Nutrição e Saúde pela UERJ