Atividade física ou exercício físico? Saiba a diferença

Atividade física ou exercício físico? Saiba a diferença

É uma dúvida comum. Elas parecem, mas não são a mesma coisa. Saiba quais as diferenças entre elas e suas características

Você sabe dizer a diferença entre atividade física e exercício físico? É comum as pessoas acharem que se trata da mesma coisa. Ambas são muito importantes para a saúde do corpo e do coração, mas têm suas diferenças. A Sociedade Brasileira de Cardiologia explicou o que cada uma significa.

Clique aqui para ler esta matéria: Dançar é uma atividade para o corpo e para a mente

Atividade física

É qualquer movimento corporal. Em outras palavras é tudo aquilo que se faz no dia a dia. Por exemplo, limpar a casa, brincar com os filhos, caminhar até a padaria, passear com o seu cachorro, subir e descer escadas.

A atividade física não é algo programado. Ela acontece pela necessidade natural do ser humano de existir. E ela não deve ser menosprezada. Quem vive no excesso de controle remoto, usa o carro para tudo e evita qualquer tipo de exercício vai ter prejuízos na saúde. Além de ganhar uns quilos extras.

+Leia também: Quer emagrecer? Veja 10 mitos e verdades sobre o assunto

Exercício físico

É uma atividade programada. São movimentos executados de maneira planejada e possuem um objetivo específico. Precisa de constância e deve ser feita sempre acompanhada de um profissional especializado. Só assim será possível saber a intensidade ideal, a duração, as cargas e o objetivo de acordo com o perfil e o estado físico de cada pessoa.

O exercício físico pode servir para equilibrar ou aumentar a musculatura, reduzir o peso corporal, melhorar a capacidade respiratória, diminuir a pressão arterial e precaver o surgimento de algumas doenças. Alguns dos exemplos mais comuns são a natação, a corrida, a musculação, o futebol, o basquete e muitos outros esportes.

Além disso, é uma ferramenta eficiente no combate e prevenção de doenças. Pessoas que têm um estilo de vida sedentário possuem alto risco de doenças do coração. Ou seja, o mais importante é sair do sedentarismo. Inclua na sua rotina atividade física e exercício físico. Seu corpo e sua mente vão sentir as diferenças em pouco tempo.

A PROTESTE luta para que os brasileiros tenham acesso à saúde de qualidade no Brasil. A associação de defesa do consumidor tem uma parceria para oferecer uma plataforma online com acesso a diversos serviços de saúde, com descontos de até 70%. A parceria inclui consultas, exames e até mesmo um seguro internação. Além disso, a Proteste tem testes comparativos de planos de saúde.