A PROTESTE te ajuda a reconhecer uma boa manteiga

A PROTESTE te ajuda a reconhecer uma boa manteiga

Ela vai bem no pão quentinho mas também é ingrediente de diversas receitas saborosas; veja quais são os tipos existentes e como escolher a sua

Manteiga lembra pão quentinho acompanhado daquele cheiro inconfundível de café passado no coador. E quem também já não comeu pipoca quentinha com manteiga? Muito admirada pelos brasileiros, ela também é ingrediente essencial de diversas receitas deliciosas – massas, doces, bolos e empadões. Mas, você sabe reconhecer uma boa manteiga? E você sabe quais são os tipos de manteiga existentes no mercado?

Existem nada menos do que seis tipos de manteiga, para diferentes gostos e aplicações. Tem manteiga sem sal, com pouco sal, com mais gordura e até manteiga vegana! E a PROTESTE realizou recentemente um teste com lotes de 16 marcas das principais manteigas do tipo extra do mercado para avaliar sua qualidade. O resultado foi publicado na revista de maio, que assinantes recebem com exclusividade. Ele também está em nosso comparador exclusivo, também disponível aos nossos assinantes. Confira aqui os lotes testados.

“A manteiga é um dos laticínios mais multifuncionais. No mercado encontramos basicamente dois tipos: manteiga extra (com e sem sal) e manteiga de primeira qualidade. Porém, muita gente não sabe que há diversos tipos de manteiga, com propriedades e modos de preparo diferentes”, afirma a especialista da PROTESTE, Bárbara Guerra.

Veja um pouquinho sobre cada tipo de manteiga:

Manteiga extra (sem sal e com sal)

Pela legislação brasileira, a manteiga só pode ser considerada extra quando possuir teor de gordura acima de 82% e acidez de até 3%. O teor de sal varia de 0% (sem sal) a 2% (com sal). A manteiga sem sal é muito usada no preparo de receitas, inclusive bolos e tortas. E a com sal é aquela que a gente gosta de passar no pão no café da manhã.

Manteiga de Primeira Qualidade

Tem um pouco menos de gordura do que a extra (80% ou mais) e é um pouco mais ácida (por volta de 8%). Pode ainda levar mais sal que a extra. Além disso, essa manteiga pode receber a adição de corantes, como o urucum.

Manteiga acidificada ou fermentada

Esse tipo de manteiga não é muito comum no Brasil. Durante sua produção, ela recebe uma adição de cultura de bactérias e mais gordura. A manteiga acidificada ou fermentada tem um sabor um pouco picante.

Manteiga clarificada (manteiga ghee)

Para ser clarificada, a manteiga passa por um aquecimento controlado em fogo baixo e tem seus componentes separados. Os resíduos lácteos e proteicos vão para a superfície e formam uma espuma, que é retirada várias vezes até sobrar um óleo transparente. A manteiga de garrafa e a ghee são tipos de manteiga clarificada.

manteiga
Manteiga de baratte ou extrafina

Com origem na França, é a manteiga produzida em batedeiras de madeira e metal, normalmente de forma artesanal e em pequena escala. Como são produzidas com leite cru (não pasteurizado), possuem um sabor mais acentuado que muda de acordo com as estações do ano. O gosto do leite é influenciado pela alimentação dos animais. Durante a primavera e verão, o leite e a manteiga possuem um sabor mais floral, pois os animais se alimentam de pasto verde, onde há muitas flores silvestres.

Manteiga vegana

É isso mesmo, tem até a manteiga vegana, que ao invés de usar um produto de origem animal, como o leite, usa outros ingredientes, como abacate, milho, coco, cenoura e castanha.

E você sabe reconhecer uma boa manteiga, independente do tipo? Veja as dicas abaixo:

  • Deve ser firme e consistente quando refrigerada e pastosa numa temperatura de 20ºC.
  • Textura lisa e uniforme, ser untuosa (oleosa), com distribuição uniforme de água.
  • Coloração vai do branco amarelado ao amarelado, dependendo da alimentação das vacas que produziram o leite.
  • Não deve apresentar manchas ou pontos de coloração diferentes da sua cor.
  • Ter sabor suave e característico, não devendo apresentar qualquer odor ou sabor estranho.
Saiba como ganhar dinheiro sem sair da sua cozinha.
Acesse agora