Ameixas secas são aliadas da saúde óssea; veja benefícios
Imagens 3D do osso forneceram informações adicionais sobre a resposta ao consumo de ameixas secas
Estudos da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos EUA, revelam que o consumo diário de ameixas secas pode beneficiar a saúde óssea, especialmente em mulheres na pós-menopausa. O primeiro estudo estabeleceu uma relação entre biomarcadores de inflamação e saúde óssea, identificando uma associação entre níveis mais altos de inflamação e saúde óssea inferior na coluna lombar.
No segundo estudo, os participantes foram divididos em grupos que não consumiram ameixas secas, que consumiram 5-6 ameixas secas por dia, 10-12 ameixas secas por dia, e um grupo agrupado representando uma combinação dessas quantidades.
O consumo diário de ameixas secas preservou a densidade mineral óssea e a força nos locais tibiais de sustentação de peso, predominantemente corticais.
Imagens 3D do osso forneceram informações adicionais sobre a resposta do osso ao consumo de ameixas secas. O grupo agrupado que consumiu ameixas diariamente manteve a força óssea estimada na tíbia, enquanto os grupos que consumiram 5-6 ou 10-12 ameixas diariamente mantiveram a densidade óssea volumétrica cortical.
Essas descobertas destacam o potencial das ameixas secas como uma estratégia dietética para a preservação da saúde óssea. As informações são do Blog da Boa Saúde.