O molho chimichurri é uma verdadeira iguaria da culinária sul-americana, especialmente apreciado na Argentina e no Uruguai. Tradicionalmente, ele é utilizado para temperar carnes grelhadas, como o famoso churrasco argentino, mas sua versatilidade vai além. Embora no Brasil a versão seca do chimichurri seja mais comum, a versão líquida e aromática é ainda mais deliciosa e cheia de sabor.
Essa receita é perfeita para quem deseja adicionar um toque especial aos pratos do dia a dia, especialmente carnes e vegetais grelhados. Com ingredientes frescos como alho, pimentão, salsinha e tomilho, o molho é capaz de transformar qualquer refeição simples em algo saboroso e cheio de personalidade. O leve toque de pimenta calabresa confere um sabor picante na medida certa.
Além de ser fácil de fazer, o chimichurri caseiro é uma excelente opção para quem quer evitar os industrializados. Ao prepará-lo em casa, você tem controle total sobre os ingredientes e pode ajustá-lo ao seu gosto. Ideal para dar um toque único a churrascos, peixes, aves ou até mesmo como acompanhamento de pães frescos. Experimente essa receita e surpreenda-se com o sabor marcante do chimichurri!
Receita de molho chimichurri
Ingredientes:
- 1 maço de salsinha
- 1 pimentão vermelho
- 4 colheres (sopa) bem cheias de orégano seco
- 1 colher (sopa) cheia de pimenta calabresa
- 3 folhas de louro
- 200 ml de azeite
- 100 ml de vinagre de álcool
- 4 dentes de alho
- 1 colher (sopa) de tomilho fresco
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Raspas de meio limão
Modo de preparo:
- Comece picando o pimentão vermelho em cubos pequenos e coloque em uma tigela.
- Adicione o orégano, a pimenta calabresa, as folhas de louro picadas, o azeite, o vinagre e o alho bem picado.
- Acrescente também o tomilho e a salsinha picados, uma pitada de sal, pimenta-do-reino a gosto e as raspas de meio limão.
- Misture todos os ingredientes até que fiquem bem incorporados.
- Transfira o molho chimichurri para um recipiente de vidro com tampa para armazenamento.
As informações são do Tudo Gostoso.
Já reparou?
A PROTESTE é a maior associação de defesa do consumidor da América Latina e, como parte de seu propósito, está sempre atenta às necessidades do mercado brasileiro. Recentemente, lançamos a campanha Já Reparou?, que visa garantir aos consumidores o Direito de Reparo de seus produtos eletrônicos de forma acessível. A iniciativa busca combater práticas de alguns fabricantes que limitam o reparo de aparelhos ao bloquear o uso de componentes que não sejam originais ou instalados por oficinas credenciadas.
Você pode participar dessa ação e colaborar com essa conquista – acesse o site jareparou.com.br, assine e garanta esse direito. Essa vitória, entre outras coisas, amplia a aquisição de peças e manuais, reduzindo o custo de consertos para o consumidor e incentivando a sustentabilidade.