Azeite de oliva: 12 lotes são considerados impróprios para consumo; veja quais

Azeite de oliva: 12 lotes são considerados impróprios para consumo; veja quais

As fiscalizações anuais realizadas pelos auditores fiscais federais agropecuários visam garantir a qualidade e conformidade dos produtos no mercado

Na última quinta-feira (21), o recolhimento de 12 lotes de azeite de oliva foi determinado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) por serem considerados impróprios para o consumo, uma vez que não atendiam aos padrões de identidade e qualidade estipulados no Regulamento Técnico do Azeite de Oliva.

A medida impactou diretamente dez marcas de oito empresas, resultando na apreensão de 82 mil litros do produto em supermercados, centros de distribuição e estabelecimentos envasilhadores.

Outros produtos suspeitos também foram cautelarmente apreendidos, aguardando análise laboratorial adicional. O Mapa alerta os consumidores sobre o risco, incentivando a verificação da lista disponível em seu site e a devolução dos produtos adquiridos.

As fiscalizações anuais realizadas pelos auditores fiscais federais agropecuários visam garantir a qualidade e conformidade dos produtos no mercado, fortalecendo a confiança dos consumidores na cadeia produtiva agropecuária. Apesar de algumas irregularidades ainda serem encontradas, a maioria dos produtos analisados está em conformidade.

Empresas identificadas nos rótulos e detentores da mercadoria são responsabilizados solidariamente por expor à venda produtos irregulares ou fraudados durante as fiscalizações.

lotes-de-azeite

A medida impactou diretamente dez marcas de oito empresas. (Imagem: Reprodução)

Qual a diferença entre Azeite extra virgem e Azeite Virgem?

A distinção entre azeite extra virgem e azeite virgem está principalmente relacionada ao nível de acidez, um critério estabelecido pelo MAPA. O azeite extra virgem deve ter uma acidez máxima de 0,8%, enquanto o azeite virgem pode variar de 0,8% a 2%. Ambos devem apresentar um índice de peróxido máximo de 20 meq/kg. 

O índice de peróxidos é um método sensível para avaliar a fase inicial de deterioração, indicando o grau de oxidação da gordura ou do óleo. Em termos nutricionais, o azeite extra virgem é considerado mais saudável devido à sua pureza e preservação das propriedades originais.

Como escolher o melhor azeite?

Ao escolher um azeite de qualidade, é essencial considerar as características mencionadas, como: o azeite extra virgem é a opção mais saudável, e priorizá-lo nas compras é recomendado, já que a baixa acidez está diretamente ligada à alta qualidade do produto. Optar por azeites puros, sem misturas, também é fundamental. Além disso, ao adquirir, evite embalagens transparentes e selecione os produtos do fundo da prateleira para reduzir a exposição à luz, preservando as propriedades nutricionais do azeite. As informações são do site Sou Agro.