Médicos revelam porque é perigo segurar o espirro; entenda

Médicos revelam porque é perigo segurar o espirro; entenda

Alerta foi feito após homem sofrer perfuração na garganta

Um homem na Inglaterra sofreu uma perfuração na garganta ao tentar conter um espirro, o que alarmou médicos e especialistas sobre o perigo da contenção. Com cerca de 30 anos, ele foi levado ao hospital com dores intensas após fechar nariz e boca durante o espirro, resultando em uma ruptura de 2 mm na traqueia. 

Médicos da Universidade de Dundee explicaram que a pressão nas vias aéreas pode aumentar consideravelmente ao bloquear o espirro, podendo causar lesões graves, como ruptura de tímpanos, aneurismas e até costelas quebradas.

O paciente, que estava dirigindo no momento do incidente e tinha histórico de alergias, felizmente não precisou de tratamento cirúrgico e recebeu alta após cinco semanas de observação hospitalar, durante as quais foram administrados analgésicos e anti-histamínicos. No entanto, os médicos aconselharam que ele evitasse atividades muito intensas durante duas semanas. 

O principal autor do relato do caso, Rasads Misirovs, enfatizou a importância de permitir que os espirros ocorram normalmente, já que é um mecanismo natural de defesa do corpo para expelir substâncias irritantes. 

O caso, denominado “ruptura traqueal espontânea”, é raro e potencialmente fatal. Misirovs recomendou métodos para conter espirros sem risco de lesão, como cobrir suavemente o rosto com a mão ou a parte interna do cotovelo. 

Ele compartilhou sua própria técnica, pressionando o polegar no lábio superior, logo abaixo do nariz, sem bloquear as narinas, permitindo que a pressão escape. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.