Lipedema: o que é e quais são os sintomas?

Lipedema: o que é e quais são os sintomas?

Condição crônica ocasiona o acúmulo de gordura em algumas partes do corpo

O lipedema é uma condição médica crônica em que há um acúmulo anormal de gordura nas pernas, coxas, nádegas e, ocasionalmente, nos braços. Diferente da obesidade, a condição é muitas vezes subdiagnosticado e confundido.

A característica distintiva é o acúmulo irregular de gordura, afetando áreas específicas do corpo enquanto outras permanecem magras. Além disso, as áreas afetadas podem ser sensíveis ao toque ou à pressão, levando a desconforto ou dor. As informações são do portal Social 1, parceiro do UOL.

Uma peculiaridade é a preservação dos pés e mãos, que geralmente não são afetados, criando uma distinta divisão entre as áreas afetadas e não afetadas. Além disso, as pessoas com lipedema podem desenvolver hematomas facilmente, mesmo após leves pressões ou lesões, e podem experimentar rigidez nas articulações e dor nas áreas afetadas, particularmente durante atividades físicas prolongadas ou períodos de pé.

O inchaço nas áreas afetadas é comum, especialmente no final do dia ou após esforço prolongado. A pele nessas áreas pode adquirir uma textura irregular semelhante à casca de laranja devido ao acúmulo de gordura. 

É fundamental observar que os sintomas que podem variar de uma pessoa para outra, sendo importante procurar a avaliação de um médico caso esteja experimentando sintomas semelhantes aos descritos. 

O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para gerenciar os sintomas e melhorar a qualidade de vida das pessoas com a condição.

O diagnóstico é feito por um médico especializado em doenças vasculares ou linfáticas, e o tratamento pode envolver técnicas como terapia de compressão, fisioterapia, drenagem linfática, exercícios específicos e, em alguns casos, procedimentos cirúrgicos para a remoção do excesso de gordura.

Vale ressaltar que é importante buscar orientação de um profissional de saúde se houver suspeita de lipedema, essa é a única forma de obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado para cada situação.

Giovana