Maca peruana: o que é e quais os benefícios da raíz?
Descubra os benefícios e precauções ao utilizar esta raiz em sua dieta
Tradicionalmente, a maca peruana, também conhecida como ginseng, é consumida fervida como uma bebida, mas também pode ser consumida em forma de pó, adicionada a alimentos ou bebidas.
Recomenda-se uma dose diária de 400 a 1000 mg, sendo geralmente considerada segura quando consumida em alimentos ou como suplemento, embora pessoas com certas condições médicas, como endometriose, câncer de mama, útero ou ovário, miomas uterinos ou problemas de tireoide, devam ter cautela devido aos seus efeitos hormonais e potenciais interações.
No entanto, a raiz de maca é rica em nutrientes, como aminoácidos, cobre, ferro, cálcio, potássio e zinco, como muitos alimentos à base de plantas.
3 benefícios da maca peruana:
Possível alívio dos sintomas da menopausa: A maca, com seus extratos que imitam a atividade do estrogênio, pode influenciar os níveis hormonais femininos, potencialmente reduzindo sintomas como ondas de calor. No entanto, evidências sobre sua eficácia e segurança são limitadas devido a restrições nos estudos.
Melhoria da fertilidade masculina: Estudos indicam que o consumo de raiz de maca pode aumentar a concentração e a qualidade do esperma em homens, potencialmente melhorando a fertilidade masculina.
Proteção da pele contra danos celulares: Devido às suas propriedades antioxidantes, a maca pode ajudar a neutralizar os danos causados pelos radicais livres na pele, provenientes de fatores como poluição, exposição ao sol e fumaça, contribuindo para uma pele mais saudável. As informações são do Catraca Livre.