Câncer de mama: 4 alimentos que podem ajudar na prevenção da doença

Câncer de mama: 4 alimentos que podem ajudar na prevenção da doença

Nutrientes e compostos bioativos encontrados em alimentos têm sido objeto de estudo dos especialistas

A alimentação desempenha um papel fundamental na prevenção do câncer de mama, e por essa razão, as dicas sobre nutrição têm se tornado parte integrante da campanha do Outubro Rosa. Nutrientes e compostos bioativos encontrados em alimentos têm sido objeto de estudo e estão cada vez mais associados à redução do risco de desenvolvimento da doença, especialmente os antioxidantes.

  1. O brócolis, por exemplo, contém sulforafano, que auxilia no combate às substâncias que originam as células cancerígenas e a cenoura é rica em betacaroteno, um composto que combate a oxidação das células e a formação de radicais livres. 
  2. A romã possui elagitanino, uma substância com efeito semelhante a medicamentos usados no controle do câncer de mama. Frutas vermelhas, ricas em fitonutrientes anticancerígenos como vitamina C, antocianinas e compostos fenólicos, também desempenham um papel importante.
  3. A uva é outra aliada, com flavonoides e resveratrol, substâncias que inibem o crescimento de células malignas e a formação de vasos sanguíneos que podem espalhar o tumor.
  4. Peixes marinhos, como salmão, atum e sardinha, contêm ômega-3, que auxilia na inibição do crescimento de tumores, inclusive no câncer de mama.

Além disso, outros nutrientes desempenham um papel relevante na prevenção do câncer de mama. As fibras têm sido estudadas por seu potencial na redução de riscos desse tipo de câncer, o que torna benéfico aumentar a ingestão de frutas, vegetais e grãos integrais

Vitaminas e minerais, como as vitaminas A, C e E, o folato e o selênio, amplamente encontrados em frutas e legumes, também estão entre os nutrientes mais investigados por sua atuação na prevenção da doença, portanto, adotar uma dieta rica nesses componentes pode ser uma estratégia importante na luta contra o câncer de mama.

Para ler a matéria completa que a PROTESTE preparou sobre o assunto, acesse este link.