Macarrão e o arroz podem ficar mais saudáveis no dia seguinte ao preparo; saiba

Macarrão e o arroz podem ficar mais saudáveis no dia seguinte ao preparo; saiba

Evidências indicam que os amidos resistentes podem reduzir o risco de certos cânceres

Cozinhe a massa ou arroz branco e deixe esfriar na geladeira. No dia seguinte, os amidos naturais transformam-se em versões mais saudáveis, os amidos resistentes, associados a benefícios como redução do açúcar no sangue, melhor saúde intestinal e menor risco de câncer. Pode até parecer mais um truque da internet, porém, estudos comprovam esse método. As informações são do Estadão. 

O amido resistente é uma fibra natural presente em alimentos vegetais como banana verde, grãos integrais e feijões. Cozinhar e resfriar alimentos ricos em amido comum, como arroz e batatas, compacta suas moléculas, tornando-as mais resistentes à digestão.

Esse amido não eleva tanto o açúcar no sangue e permanece no intestino, alimentando micro-organismos benéficos, promovendo redução do colesterol e inflamação.

Kimberley Rose-Francis, nutricionista especializada em diabetes, destaca que os amidos resistentes não aumentam significativamente o nível de açúcar no sangue. Eles permanecem no intestino, beneficiando micro-organismos e contribuindo para a saúde intestinal geral.

Evidências indicam que os amidos resistentes podem reduzir o risco de certos cânceres, conforme Annette Goldberg, nutricionista do Dana-Farber Cancer Institute. Estudo com pessoas com Síndrome de Lynch, propensas a câncer, mostrou resultados promissores ao suplementar amido resistente.

Apesar dos benefícios, Patterson, especialista, destaca que aumentar a ingestão de fibras, incluindo amido resistente, é benéfico para todos. Fontes incluem grãos integrais, frutas, verduras e legumes, além de alimentos naturalmente ricos em amido resistente, como feijão e banana verde. A técnica de cozinhar e resfriar pode ser especialmente útil para pessoas com diabetes tipo 2 ou pré-diabetes.