Alho ou cebola: o que deve vir primeiro? Aprenda a evitar o sabor amargo

Alho ou cebola: o que deve vir primeiro? Aprenda a evitar o sabor amargo

A ordem de adição dos ingredientes na panela está diretamente relacionada à umidade dos alimentos

Cebola e alho formam uma dupla culinária infalível, marcando presença de maneira significativa nos pratos do cotidiano. Quando combinados na panela com um pouco de gordura, são capazes de transformar um feijão sem graça ou uma sopa com pouco sabor, elevando o paladar e dando um toque especial. No entanto, é importante frisar que o processo de refogado pode ser um pouco difícil, podendo resultar em um sabor amargo de queimado se não for feito corretamente.

Para o portal Nossa, do UOL, a cozinheira do site Na Cozinha da Helô, Heloísa Bacellar, oferece valiosas orientações sobre a técnica do refogado. Ela explica que a ordem de adição dos ingredientes na panela está diretamente relacionada à umidade dos alimentos, ou seja, à quantidade de água presente.

Ingredientes como cebola, salsão, pimentão e alho-poró, que possuem maior teor de umidade, devem ser adicionados antes de outros componentes, como alho e cenoura. É fundamental evitar colocar o alho junto com a cebola no início, pois o alho corre o risco de queimar. Não é necessário aguardar a cebola dourar completamente, mas é indicado adicionar o alho quando a cebola perder seu aspecto cru.

Para aqueles que desejam agilizar o processo, é possível adicionar um pouco de sal junto à cebola, facilitando sua desidratação e, consequentemente, reduzindo o tempo de espera para adicionar o alho.