Ora-pro-nóbis ajuda a subir imunidade? Veja benefícios

Ora-pro-nóbis ajuda a subir imunidade? Veja benefícios

Apelidada de “carne de pobre”, a ora-pro-nóbis é reconhecida por seus benefícios à saúde

As Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs), como a ora-pro-nóbis, são tesouros nutricionais pouco explorados na dieta brasileira, apesar de sua abundância e riqueza em nutrientes.

A ora-pro-nóbis, conhecida por suas folhas verde-escuras, é mais comum em cercas do que em pratos cotidianos, embora tenha grande popularidade em Minas Gerais, especialmente em Sabará, onde um festival dedicado a ela acontece há mais de duas décadas.

Apelidada de “carne de pobre”, a ora-pro-nóbis é reconhecida por seus benefícios à saúde, incluindo a prevenção do envelhecimento precoce da pele e das células, a promoção do bom funcionamento intestinal e o apoio à manutenção e ganho de massa magra. Além disso, sua fácil propagação e resistência às mudanças climáticas a tornam ideal para cultivo doméstico, necessitando apenas de luz solar adequada.

A planta pode ser consumida fresca ou utilizada como ingrediente para a produção de farinha, que por sua vez é usada em diversos preparos, como bolos, tortas e pães. Suas flores também são utilizadas na decoração de pratos, enquanto seus frutos adicionam sabor a geleias e licores.

A ora-pro-nóbis destaca-se por sua contribuição para a imunidade, graças à presença de vitamina C em sua composição. Essa vitamina fortalece o sistema imunológico, ajudando a prevenir doenças oportunistas, enquanto a presença de vitamina A na planta contribui para a saúde dos olhos e dos cuidados estéticos da pele, evitando o envelhecimento precoce. As informações são do portal Viva Bem, do UOL.