Ora-pro-nóbis: para que serve, os benefícios e como fazer

Ora-pro-nóbis: para que serve, os benefícios e como fazer

A planta ora-pro-nóbis é uma PANC e pode ser consumida pelo ser humano de diversas formas. Inclusive, ela tem benefícios para a saúde devido ao seu potencial polivitamínico

A ora-pro-nóbis é uma PANC (planta alimentícia não-convencional) e pode conter benefícios que podem auxiliar na manutenção da saúde. Inclusive, ela é comumente usada na culinária de regiões de Minas Gerais e Goiás, mas já está se espalhando por todo o Brasil.

Esta planta já foi muito cultivada como cerca viva de casas e de hortas, até ir parar nos pratos dos brasileiros. Ela pode ser cultivada no sol ou na meia-sombra em vasos grandes ou canteiros, já que tem fácil adaptação a qualquer tipo de solo e não precisa ser regada todos os dias.

A ora-pro-nóbis também é conhecida como ‘carne verde’ por causa da proteína – suas folhas possuem cerca de 22% de proteína na matéria seca, de acordo com estudo do Campus Montes Claros da UFMG. O seu nome científico é Pereskia aculeata miller e o nome popular de ora-pro-nóbis significa ‘rogai por nós’ em latim, informou a Embrapa Hortaliças.

Neste artigo, você vai conhecer mais sobre os nutrientes, os benefícios para a saúde e como consumi-la. Confira:

Para que serve a ora-pro-nóbis

Esta planta já foi muito usada como cerca viva por formar grandes arbustos e possuir espinhos, o que ajudava a afastar possíveis invasores. Porém, ao longo dos anos, a população e os estudiosos avaliaram o seu uso como alimento, principalmente na região de Minas Gerais e Goiás. Por lá, a ora-pro-nóbis faz parte da cultura culinária e é usada em vários pratos refogados.

Hoje em dia, ela serve para reforçar os nutrientes de uma alimentação balanceada. Isso porque ela é rica em minerais, proteínas e vitaminas. Inclusive, ela pode ser usada por completo, incluindo o broto, caule, as flores e as folhas. Saiba mais sobre isso nos próximos tópicos.

Até hoje, os estudiosos não registraram uma quantidade ideal de consumo diário. Então, o que vale é o bom senso e a moderação, nada de exageros. Ela pode fazer parte da rotina alimentar da família em busca de seus benefícios, mas sempre lembrando de ter refeições completas e com vários tipos de fontes de nutrientes.

Benefícios

De acordo com a cartilha ‘Aspectos da produção e da pós-colheita de ora-pro-nóbis’, da UFRRJ, a planta possui elevados teores de ferro, proteína e minerais, como potássio, magnésio, zinco e cálcio. Além disso, é uma fonte de fibras e substâncias mucilaginosas e tem baixas calorias. Também é usada como antioxidante e auxilia no tratamento de doenças crônico-degenerativas e de processos inflamatórios.

Popularmente, a ora-pro-nóbis costuma ser utilizada como um alimento, mas o uso medicinal da planta não é autorizado pela Anvisa. Isso porque não existem comprovações científicas para o uso em tratamentos de saúde.

Como consumir

Como dito acima, a ora-pro-nóbis pode ser consumida por completo. O consumo mais comum é das folhas picadas em refogados e saladas, mas os usos são infinitos. A população pode consumir o caule e o broto, que parecem com aspargos, e as flores podem se tornar decorações comestíveis nos pratos.

Além disso, o produto pode ser triturado para fazer farinhas para o preparo de bolos, tortas, pães e panquecas. O fruto da planta também pode ser usado no preparo de geleias, sucos e compotas.

A ora-pro-nóbis pode ser facilmente cultivada em casa, mas também pode ser encontrada em feiras de rua ou lojas de produtos naturais. Ela é vendida fresca, desidratada ou no formato de farinha.

Quer conhecer receitas? Aqui no site MinhaSaúde, você pode conferir o passo a passo para fazer o suco de ora-pro-nóbis com limão e também Bolinho de Feijão Fradinho com Ora-pro-nóbis. E que tal conferir mais opções? O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento criou uma cartilha sobre as Hortaliças Não-convencionais com várias receitas, incluindo uma torta salgada e frango com ora-pro-nóbis. Confira aqui.