Outubro rosa: o que é o câncer de mama?

Outubro rosa: o que é o câncer de mama?

O câncer de mama ocorre com multiplicação desordenada de células anormais na mama

O câncer é uma categoria que engloba mais de 100 tipos distintos de doenças malignas, todas caracterizadas pelo crescimento desordenado de células com capacidade de invadir tecidos e órgãos saudáveis.

Esse crescimento anormal resulta na formação de tumores que podem se desenvolver com rapidez e, em casos extremos, se espalhar para outras partes do corpo, um processo conhecido como metástase.

O câncer de mama é uma manifestação desse fenômeno, onde ocorre a multiplicação desordenada de células anormais na mama. Esse crescimento descontrolado forma um tumor que representa uma ameaça à saúde da mulher, uma vez que pode invadir órgãos adjacentes.

É crucial reconhecer a diversidade de tipos de câncer de mama existentes. Além disso, embora seja menos comum, homens também podem ser afetados por essa condição, representando apenas 1% dos casos diagnosticados.

Esse é o segundo câncer mais prevalente no Brasil, superado apenas pelo câncer de pele, e é a principal causa de morte por câncer entre as mulheres. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2021, foram identificados 66.280 novos casos da doença. Em 2019, o INCA estimou que 18.068 pessoas perderam a vida devido a essa enfermidade no país.

Para ler a matéria completa, acesse o link