Guia de Pisca-Piscas de Natal: escolha segura e instalação sem erros

Guia de Pisca-Piscas de Natal: escolha segura e instalação sem erros

No Brasil, as luminárias natalinas não possuem certificação do INMETRO

A época de Natal é marcada pela iluminação, tanto dentro quanto fora de casa, com o pisca-pisca desempenhando um papel essencial para criar uma atmosfera encantadora. No entanto, é crucial tomar precauções para garantir escolhas seguras durante a instalação.

No Brasil, as luminárias natalinas não possuem certificação do INMETRO, pois não fazem parte de um programa de avaliação de conformidade que concede o “selo do Inmetro”. No entanto, esses produtos devem obedecer à Portaria INMETRO nº 497, de 13 de dezembro de 2021, que estabelece informações obrigatórias na embalagem, como tensão, corrente, potência máxima do conjunto, nome e marca do fabricante ou importador.

Ao adquirir um pisca-pisca, é essencial verificar a potência da residência ou estabelecimento comercial para escolher entre 100V ou 220V. Substituir lâmpadas queimadas pela mesma voltagem é recomendado para evitar superaquecimento. Produtos que queimam rapidamente ou mostram sinais de fusão, conforme o INMETRO, não devem ser utilizados, pois indicam defeitos.

Os produtos não devem conter material ferroso em seus condutores, e um teste simples com ímã pode revelar irregularidades. Para decoração externa, é aconselhável utilizar modelos com proteção contra água, evitando riscos de curto-circuito. O LED é uma opção segura e econômica, com maior durabilidade em comparação às lâmpadas incandescentes.

No entanto, além da segurança com esses objetos, é importante lembrar de evitar cores como azul, verde ou branco intenso para áreas internas à noite, pois isso pode afetar a produção de melatonina e o relógio biológico do corpo, conforme a recomendação da especialista Nicole Gomes, para a revista Casa e Jardim.