Pode dar calmante? Veja como acalmar seu pet com os fogos na virada do ano

Pode dar calmante? Veja como acalmar seu pet com os fogos na virada do ano

Dicas para lidar com o medo incluem evitar fogos, manter os animais identificados e proporcionar um ambiente acolhedor

Um estudo da Universidade de Berna revelou que 52% dos cães sofrem com o medo causado pelos fogos de artifício na virada do ano. Esse problema levou algumas cidades a proibirem fogos, beneficiando não apenas animais, mas também idosos, autistas, bebês e pessoas doentes.

O ouvido canino é mais sensível, percebendo frequências mais altas e sons quatro vezes mais distantes do que os humanos. Barulhos acima de 60 decibéis podem causar estresse físico e psicológico nos cães.

A médica-veterinária Kellen Oliveira destaca que filhotes podem desenvolver fobias se não passarem por um processo de dessensibilização ou contracondicionamento entre 21 e 90 dias de vida. Além do Réveillon, o medo também ocorre em outras situações, como trovoadas e eventos esportivos.

Dicas para lidar com o medo incluem evitar fogos, manter os animais identificados, proporcionar um ambiente acolhedor, criar refúgios com o cheiro do dono, não deixar comida à vontade, usar música para disfarçar o barulho e recompensar a bravura dos animais.

Em casos mais graves, feromônios sintéticos e medicamentos calmantes podem ser opções. Mas é importante consultar o veterinário antes e não medicar sozinho o animal. Em situações de acidentes, é crucial levar o pet ao veterinário rapidamente. A prevenção do medo desde filhotes envolve a exposição a estímulos positivos, como brincadeiras e petiscos, associados aos sons de fogos.

Caso necessário, a ajuda de um veterinário especialista em comportamento animal pode ser buscada para casos mais complexos. As informações são do portal Nossa, do UOL.