Por que o cinto do banco traseiro do veículo deve estar preso mesmo desocupado?

Por que o cinto do banco traseiro do veículo deve estar preso mesmo desocupado?

A ausência de cintos de segurança adequadamente travados pode comprometer a distribuição de forças

A cada ano, 1,35 milhão de vidas são perdidas em acidentes rodoviários, revela a Organização Pan-Americana da Saúde, destacando a necessidade de medidas preventivas. As informações são do jornal O Globo. O cinto de segurança do banco traseiro deve estar sempre travado mesmo sem a presença de passageiros.

Além de elementos óbvios como limites de velocidade e infraestrutura, o uso do cinto de segurança nos bancos traseiros, mesmo sem passageiros, desempenha um papel crucial como “elemento de segurança passiva”.

A Direção Geral de Trânsito da Espanha, mencionada no El País, destaca o “efeito elefante”, onde o impacto de uma pessoa a 60 km/h pode ser equivalente a 4,2 toneladas contra o banco dianteiro. A integridade estrutural do veículo é projetada considerando cintos afivelados em todos os assentos, sendo vital para distribuir forças e proteger os ocupantes durante uma colisão.

A ausência de cintos de segurança adequadamente travados pode comprometer a distribuição de forças, impactando a capacidade do veículo em absorver e dissipar eficientemente a energia do impacto.

O aperto do cinto não apenas evita o movimento descontrolado de objetos soltos no veículo, mas também se revela crucial em situações como impactos ou frenagens bruscas, minimizando riscos de ferimentos aos ocupantes e contribuindo para a eficácia global do design de segurança veicular.