Quais doenças o morango pode “curar”?
Substâncias como antocianinas e ácido elágico presentes na fruta mostraram capacidade de inibir o crescimento de células cancerígenas
O morango, representante das frutas vermelhas, é rico em antioxidantes como antocianinas, sendo uma opção versátil para diversas receitas. Apesar de seu cultivo mais desafiador no Brasil, devido ao clima, possui propriedades nutritivas, incluindo fibras, vitaminas e minerais, sendo pouco calórico.
Estudos indicam que o morango pode auxiliar no tratamento de doenças inflamatórias intestinais como a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa, demonstrando redução da inflamação e reequilíbrio da microbiota intestinal em roedores, com planos de testes em humanos em breve.
Além disso, o morango é associado à prevenção do câncer devido aos seus flavonoides, combatendo radicais livres e regulando a metabolização de enzimas carcinogênicas.
Substâncias como antocianinas e ácido elágico presentes na fruta mostraram capacidade de inibir o crescimento de células cancerígenas, especialmente do trato digestivo.
Apesar de seus benefícios, o consumo de morango pode trazer riscos, já que é uma das frutas mais contaminadas por agrotóxicos. Por isso, é recomendado consumi-lo com moderação para diminuir os riscos de exposição aos pesticidas. Além disso, o morango é considerado alergênico para algumas pessoas devido às proteínas que podem causar reações imunológicas. As informações são do UOL.