Qual é a vitamina essencial para a saúde do cérebro?

Qual é a vitamina essencial para a saúde do cérebro?

Alimentação rica em vitaminas é essencial para proteger o cérebro e promover a saúde mental

Manter um cérebro saudável pode parecer um desafio, mas a alimentação adequada é uma aliada poderosa. De acordo com Uma Naidoo, psiquiatra nutricional da Escola de Medicina da Universidade de Harvard e autora do livro Cérebro e Alimentação, a dieta rica em vitaminas é essencial para o funcionamento ótimo do cérebro. Naidoo destaca que temos “o poder na ponta do garfo” para influenciar nossa saúde mental e cerebral através da alimentação.

Quando se trata de proteger o cérebro do envelhecimento, a vitamina B se destaca. Existem oito tipos diferentes de vitamina B, cada uma desempenhando funções importantes para a saúde cerebral. A vitamina B1 (tiamina) é crucial para as funções celulares básicas e o metabolismo dos nutrientes, essencial para a obtenção de energia.

A vitamina B12 (cobalamina) é vital para a formação de glóbulos vermelhos e DNA, além de apoiar o sistema nervoso e as funções cerebrais. Ela auxilia na quebra da homocisteína, uma proteína que pode ser prejudicial ao coração e está associada a formas de demência.

Já a vitamina B9 (ácido fólico) participa na atividade dos neurotransmissores, na formação do DNA e na desintoxicação celular. Baixos níveis de ácido fólico estão associados ao mau humor, sendo importante consumir vegetais de folhas verdes ricos nesse nutriente.

Todas as vitaminas do complexo B oferecem benefícios que vão além do cérebro, mas todas contribuem de alguma forma para a saúde cerebral. Vitaminas como B12, B9 e B1 têm uma ligação direta com o cérebro, enquanto outras ajudam em funções corporais essenciais, como a formação de células sanguíneas.

Para garantir a ingestão adequada dessas vitaminas, é importante incluir na dieta alimentos como cereais integrais, carnes, laticínios, ovos, vegetais de folhas verdes e leguminosas. As informações são da BBC.