São Paulo decreta estado de emergência após aumento nos casos de dengue

São Paulo decreta estado de emergência após aumento nos casos de dengue

A conscientização e ações preventivas são essenciais para controlar a epidemia

O governo de São Paulo declarou estado de emergência devido ao aumento dos casos de dengue. A decisão foi feita pelo Centro de Operações de Emergências (COE), liderado pela Secretaria Estadual da Saúde e será oficializada em 5 de março. O decreto de emergência permite que os gestores públicos aloquem recursos com mais agilidade e sem a necessidade de licitação para combater a doença.

Medidas preventivas são recomendadas para conter a propagação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Isso inclui:

  • Eliminar reservatórios de água parada, como caixas d’água
  • Vasos de planta
  • Pneus velhos
  • Tampar recipientes
  • Secar áreas propensas ao acúmulo de água da chuva

O estado atingiu 300 casos confirmados da doença por cada grupo de 100 mil habitantes recentemente, levando à necessidade de ação imediata. A maioria das infecções está concentrada em 15 bairros da capital, distribuídos pelas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste.

Até o momento, São Paulo já registrou 31 mortes causadas pela dengue, com outros 122 óbitos em investigação, totalizando 138.259 casos, sendo 169 considerados graves.

As mortes confirmadas foram reportadas em 21 municípios diferentes desde o início do ano. A capital, São Paulo, registrou dois óbitos confirmados e outros 27 em investigação, totalizando 32.212 casos. As informações são do G1.