Teste genético indica quais são os melhores exercícios para cada pessoa

Teste genético indica quais são os melhores exercícios para cada pessoa

Análise do perfil genético indica qual o tipo ideal de treino para cada indivíduo

Uma empresa brasileira quer fazer testes genéticos para mudar a forma como as pessoas praticam exercícios. A Physiogene, lançada em 2023, busca identificar o perfil genético de um indivíduo a partir da análise da sua saliva e, com base nisso, entender qual o tipo ideal de treino para ela.

A companhia usa como ponto de partida estudos conduzidos pelo químico João Bosco Pesquero, pós-doutor e professor livre-docente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Ao Estadão, Pesquero explicou que “o teste de score genético é uma forma de saber o que o corpo humano assimila melhor e, consequentemente, como renderá mais. Ao invés de apostar em um treinamento mais padrão, comum a todos do elenco, por exemplo, direcionamos seus esforços para aquilo que o organismo responde melhor. Independentemente do nível que se pratica esporte, profissional ou amador, todos gostamos de vencer e ter resultados visíveis. O score genético é uma forma de acelerar isso”.

Ainda de acordo com ele, os estudos começaram por volta de 2008 e resultaram na criação de um projeto chamado Atletas do Futuro.

Antes de ser oferecido a atletas amadores, o teste genético já tinha chegado a alguns grupos de competidores e equipes no esporte profissional. Guilherme Giovannoni, atualmente comentarista de basquete e ex-jogador da seleção brasileira, fez o seu em 2015.

“Já tinha 35 anos e estava na reta final da minha carreira. No teste, ficou comprovado que meu corpo respondia melhor aos treinos de resistência em vez daqueles mais baseados em força e explosão”, conta. “Com isso, acabei alterando algumas coisas, e ajustando cargas de treinamentos. Meu rendimento, mesmo com essa idade, foi melhorando, e pude seguir como profissional por mais alguns anos”, contou ao jornal.