Água tônica é refrigerante! Se beber, saiba como escolher a melhor opção

Água tônica é refrigerante! Se beber, saiba como escolher a melhor opção

Descubra o que é água tônica, qual é a sua composição nutricional, se há benefícios ou malefícios e como escolher a melhor opção no mercado.

Você sabe o que é água tônica e como ela é feita? Muitas pessoas pensam que essa bebida é saudável ou possui propriedades medicinais, mas na verdade, ela é um tipo de refrigerante que pode fazer mal à saúde quando consumida em excesso ou por pessoas sensíveis aos seus ingredientes.

Problemas com uma empresa? A PROTESTE pode te ajudar. Envie aqui sua reclamação!

Neste artigo, a PROTESTE vai explicar todas as dúvidas sobre a água tônica, uma bebida que tem origem na Índia e que ficou popular no mundo como um acompanhamento para drinks alcoólicos. Você vai aprender o que é água tônica, qual é a sua composição nutricional e como escolher a melhor opção no mercado. Acompanhe!

O que é água tônica?

A água tônica é uma bebida gaseificada que contém água, açúcar ou adoçante e quinino, uma substância extraída da casca da árvore cinchona, originária da América do Sul. O quinino é responsável pelo sabor amargo da água tônica, mas já adiantamos que a bebida não gera propriedades medicinais.

Essa bebida foi criada na Índia, com o objetivo de prevenir a malária, uma doença transmitida por mosquitos infectados. Os soldados ingleses que ocupavam o território indiano misturavam o quinino com água e açúcar para tornar o remédio mais palatável. Com o tempo, a bebida ficou popular na Europa e no mundo como um refrigerante e um acompanhamento para drinks alcoólicos.

Dica: Conheça os perigos do refrigerante para a saúde

Qual é a composição nutricional da água tônica?

A composição nutricional da água tônica pode variar de acordo com o produto escolhido, mas em geral, 100ml contém cerca de 7,3 g de açúcares e 20 mg de sódio. Vale destacar que esse tipo de bebida não possui quantidade significativa de proteínas e gorduras.

Como a própria denominação de venda diz, a água tônica contém quinino, mas em doses muito baixas, o que são insuficientes para oferecer algum efeito terapêutico. Segundo a legislação brasileira (Portaria nº 123/2021), a água tônica deve conter de 3 a 7 mg de quinino a cada 100 ml da bebida. Isso significa que uma lata de 350 ml de água tônica contém de 10,5 mg a 24,5 mg de quinino em sua formulação. 

Já o Guia Prático de Tratamento da Malária no Brasil, que foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde, informa que é necessário pelo menos dois comprimidos diários de sulfato de quinina de 500 mg para tratar a malária. Isso seria equivalente a tomar 14 litros de água tônica por dia para gerar os efeitos terapêuticos de um quinino.

Economize mais de 2.000 reais por ano. Clique agora!

A água tônica oferece benefícios para a saúde?

Pelo fato de associarem os benefícios do quinino à água tônica, muitas pessoas confundem e acabam consumindo o refrigerante por acharem que vai proporcionar os seguintes benefícios, conforme os exemplos abaixo:

  • Efeito antioxidante: não há evidências científicas que comprovem que o quinino presente na água tônica tenha essa propriedade. Além disso, o açúcar adicionado à bebida pode ter um efeito contrário, aumentando o estresse oxidativo no organismo.
  • Ação digestiva: não há estudos que demonstrem que a água tônica tenha uma ação digestiva. Na verdade, o gás presente na bebida pode causar desconforto abdominal, flatulência e refluxo em algumas pessoas.
  • Ação desintoxicante: não há nenhuma substância na água tônica capaz de eliminar toxinas do organismo. A melhor forma de desintoxicar o corpo é beber bastante água pura e ter uma alimentação equilibrada e saudável.
  • Prevenção e tratamento da covid-19 e malária: não há nenhuma evidência científica que sustente essa afirmação. A quantidade de quinino na água tônica é muito inferior à necessária para ter um efeito antiviral ou antimalárico. Além disso, o quinino pode ter efeitos colaterais graves quando é consumido em excesso ou por pessoas sensíveis à substância.

Portanto, não é correto dizer que a água tônica faz bem à saúde. Ela é apenas um refrigerante de forma que o quinino agrega somente o sabor amargo. Assim como todo refrigerante, ela deve ser consumida com moderação e, preferencialmente, sem adição de açúcar.

Dica: Entenda a importância do prazo de validade dos alimentos

Receita: drink de água tônica com frutas vermelhas (sem álcool)

Para quem gosta e pode tomar a bebida, há diversas opções de drinks preparados com água tônica. Veja só essa receita de drink de água tônica com frutas vermelhas não alcóolico:

Ingredientes

  • 1 lata de água tônica 
  • 5 pedaços médios de melancia
  • 5 framboesas
  • 5 morangos
  • 5 amoras
  • 1 colher de chá de mel

Modo de preparo

Bata as frutas, o mel e um pouco da água tônica no liquidificador. Após misturar, despeje o suco até a metade de um copo e preencha o restante com água tônica. O ideal é despejar bem devagar para não perder o gás da bebida. Depois, misture com uma colher lentamente e adicione algumas pedras de gelo.

Uma dica para que a bebida fique com gás por mais tempo é usar um copo alto, pois isso retarda a perda de gás. Você pode variar os sabores, dá para substituir as frutas vermelhas por abacaxi, laranja, limão siciliano ou taiti, acrescentar folhas de hortelã ou hibiscos, entre outras possibilidades.

Tire todas as suas dúvidas no Guia do Direito do Consumidor. Acesse aqui!

Qual é a melhor água tônica do mercado?

Existem vários tipos de água tônica disponíveis no mercado brasileiro, com diferentes marcas, preços e sabores. Algumas bebidas são mais doces ou mais amargas, enquanto algumas são mais gaseificadas e têm adição de aromas naturais ou artificiais.

Para escolher a melhor opção para você, é importante ler os rótulos dos produtos e verificar os ingredientes e as informações nutricionais. Algumas dicas para escolher uma boa água tônica são: 

  • prefira as versões sem açúcar ou com menos açúcar; 
  • evite opções com corantes ou conservantes artificiais; 
  • experimente diferentes marcas até encontrar a que mais agrada ao seu paladar;
  • não consuma produtos que estejam com a lata amassada;
  • higienize a lata antes de consumir.

Se você quer saber qual é a melhor água tônica do mercado em termos de qualidade e custo-benefício, você precisa conhecer o teste comparativo realizado pela PROTESTE com as principais marcas de água tônica de quinino do mercado.

Durante as análises, foram avaliados critérios como rotulagem, cor, odor, textura, sabor, acidez, teor de quinino, quantidade de açúcar, preço por litro, entre outros itens. O resultado indica o melhor produto de acordo com esses critérios.

Para ter acesso ao teste completo e saber qual é a melhor água tônica do mercado segundo a PROTESTE, você precisa se tornar um associado PROTESTE agora mesmo.

Dica: Suplemento multivitamínico: o que é e para quem é indicado?

Fique sempre informado com a PROTESTE

Como vimos neste conteúdo, a água tônica é uma bebida que pode ser apreciada pura ou em drinks, mas que também merece atenção por parte dos consumidores. Ela é um tipo de refrigerante que contém quinino, uma substância que pode ter efeitos positivos ou negativos no organismo, dependendo da dose e da sensibilidade de cada pessoa.

Por isso, é importante conhecer a composição nutricional da água tônica, os mitos e as verdades sobre os seus benefícios para a saúde e as contraindicações para alguns grupos de pessoas, como gestantes e diabéticos.

A principal missão da PROTESTE é levar informação para que os direitos dos consumidores sejam garantidos e para que todos possam fazer boas escolhas de consumo.

Você pode acompanhar todos os conteúdos da PROTESTE pelo nosso canal no Telegram e no App da PROTESTE.  Acesse nossos artigos sobre saúde, bem-estar, consumo, direitos do consumidor, tecnologia e muito mais. 

Além desse conteúdo que você acabou de acompanhar, a maior associação de consumidores da América Latina oferece outros serviços exclusivos para associados. 

Ao se associar à PROTESTE, você terá acesso a:

  • Testes comparativos de produtos e serviços;
  • Acesso completo ao canal Reclame para enviar reclamações contra fornecedores de produtos e serviços;
  • Intervenção extrajudicial em caso de problemas com empresas;
  • Auxílio de especialistas em defesa do consumidor;
  • Descontos exclusivos em lojas parceiras;
  • Revistas mensais com dicas e informações sobre consumo.

Torne-se um associado da PROTESTE e garanta todos os benefícios exclusivos oferecidos pela associação. Clique aqui para se tornar um associado agora mesmo!

Fernanda Taveira

Fernanda Taveira

Especialista do Centro de Competência de Alimentação e Saúde da PROTESTE Mestre em Alimentação, Nutrição e Saúde pela UERJ