Alecrim combate o câncer? Veja 3 benefícios do tempero

Alecrim combate o câncer? Veja 3 benefícios do tempero

Pesquisas revelam as diversas facetas do alecrim, desde suas propriedades como larvicida até seus benefícios nutricionais

Nos últimos anos, o alecrim tem se destacado não apenas como um simples tempero na culinária, mas também como um aliado valioso para a saúde e bem-estar. Pesquisas recentes têm revelado uma ampla gama de benefícios associados a essa erva, desde sua eficácia como larvicida contra o mosquito da dengue até suas propriedades nutricionais e medicinais.

Além de seu potencial como larvicida, o alecrim oferece uma riqueza de nutrientes essenciais para o corpo humano. De acordo com a nutricionista Fernanda Mattos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o alecrim é uma fonte valiosa de ferro, cálcio e vitamina B-6, nutrientes fundamentais para a saúde geral do organismo.

Portanto, à medida que a pesquisa continua a desvendar os segredos e benefícios do alecrim, fica evidente que essa erva não apenas adiciona sabor aos pratos, mas também oferece uma série de vantagens para a saúde, tornando-se um ingrediente valioso em uma dieta equilibrada e um recurso natural promissor na luta contra doenças como a dengue.

4 benefícios do alecrim:

Protege a visão: Estudos indicam que o ácido carnósico presente no alecrim pode combater a degeneração macular, protegendo a retina e preservando a visão.

Revitaliza o cérebro: Pesquisas sugerem que o alecrim, junto com outros alimentos como canela e gengibre, pode ajudar a retardar o envelhecimento cerebral, potencialmente prevenindo doenças como o Alzheimer.

Combatente do câncer: Estudos demonstram que o extrato de alecrim pode reduzir a proliferação de células cancerígenas, especialmente em casos de leucemia e câncer de mama, embora mais pesquisas sejam necessárias para validar esses resultados em pacientes.

Aprimora a memória: O óleo essencial de alecrim, rico em 1,8-cineol, tem sido associado a melhorias na concentração e na capacidade de memorização, estimulando o desempenho cognitivo e a velocidade de processamento de informações no cérebro.

As informações são do Metrópoles.