Guia fácil para iniciantes: aprenda a cultivar lichia em casa

Guia fácil para iniciantes: aprenda a cultivar lichia em casa

Segundo a Abrafrutas, a melhor época para plantar lichia é entre janeiro e março

Com as decorações natalinas em destaque, a presença de lichias nas prateleiras dos mercados sinaliza a chegada do fim de ano. No Brasil, essa fruta exótica conquista popularidade nas festividades e surpreende: é possível cultivá-la em vasos, na sua casa! As informações são do Globo Rural. 

Originária da China, a lichia, típica do verão, adapta-se facilmente ao clima brasileiro. A variedade mais comum, a Lichia Bengal, integra o Programa Brasileiro para Modernização da Horticultura, apresentando um período de colheita relativamente curto.

Segundo a Abrafrutas, a melhor época para plantar lichia é entre janeiro e março. No entanto, de acordo com o SEBRAE, essa planta subtropical requer pelo menos três anos para produzir frutos, quando cultivada de forma vegetativa. Apesar de ser inicialmente plantável em vasos, ela é considerada de grande porte, podendo atingir de 10 a 15 metros de altura.

Para quem deseja se aventurar no cultivo, a Abrafrutas compartilha informações úteis. Você precisará de um pote de plástico com tampa furada, vaso com furos na parte inferior, algodão ou papel toalha, brita, adubo e caroços de lichia limpos.

O processo de plantio é simples. Forre o recipiente com algodão ou papel toalha, coloque os caroços limpos envoltos no material, tampe e deixe ao sol por 10 a 15 dias. Quando as sementes germinarem, transfira-as para o vaso, garantindo a orientação correta do broto.

Na etapa final, adicione uma camada de brita para facilitar a drenagem, preencha o vaso com terra adubada e plante as sementes germinadas, cobrindo-as com cuidado. Dessa forma, você pode desfrutar do prazer de cultivar suas próprias lichias em casa.