Brócolis pode ser chave no tratamento e prevenção de AVC

Brócolis pode ser chave no tratamento e prevenção de AVC

Estudo revela que composto encontrado no brócolis que pode reduzir risco de coágulos sanguíneos

Além dos benefícios já conhecidos para a saúde, um estudo recente publicado na ACS Central Science revelou que o brócolis contém um componente químico natural com potencial para prevenir e tratar derrames.

Segundo o estudo liderado por Xuyu (Johnny) Liu, esse componente pode reduzir a formação de coágulos sanguíneos prejudiciais que podem levar ao AVC, além de melhorar o desempenho de medicamentos anticoagulantes como o ativador de plasminogênio tecidual (tPA). Liu ressalta que esta descoberta abre portas para o desenvolvimento de novos medicamentos para o tratamento do AVC.

O AVC isquêmico, que ocorre devido à obstrução de uma artéria cerebral, é o tipo mais comum de derrame, representando aproximadamente 85% dos casos. Em ensaios pré-clínicos, os pesquisadores observaram que a eficácia do tPA aumenta significativamente, atingindo 60%, quando administrado com o composto derivado do brócolis.

A descoberta também sugere que as moléculas derivadas do brócolis têm o potencial de retardar o início de um derrame, indicando que o vegetal pode ser um agente preventivo para pacientes com alto risco.

Diante desses achados, a equipe de pesquisadores planeja realizar ensaios clínicos para investigar a possibilidade de utilizar o componente químico do brócolis como tratamento preventivo e anticoagulante para o AVC, com previsão de disponibilidade em até cinco anos. As informações são da CNN.