Casca da babosa funciona como inseticida? Estudo responde

Casca da babosa funciona como inseticida? Estudo responde

A pesquisa aponta para a possibilidade de desenvolver um pesticida sustentável a partir dessas cascas

A Aloe vera, conhecida como babosa, sempre foi reconhecida por seus benefícios para a pele e os cabelos. No entanto, cientistas da The University of Texas Rio Grande Valley revelam um uso surpreendente para as cascas da babosa: um inseticida natural. O gel extraído das folhas é popular, enquanto as cascas, muitas vezes descartadas, podem se tornar uma solução ecológica para afastar insetos em plantações.

Pesquisadores liderados por Debasish Bandyopadhyay descobriram que as cascas da babosa agem como um repelente natural, mantendo insetos afastados de plantações.

O estudo aponta para a possibilidade de desenvolver um pesticida sustentável a partir dessas cascas, reduzindo o desperdício e promovendo práticas agrícolas mais ecológicas.

O processo envolve a secagem das cascas e a produção de extratos, incluindo o diclorometano (DCM), que demonstrou forte atividade inseticida. Mais de 20 compostos foram identificados nas cascas, alguns com propriedades antibacterianas e antifúngicas, enquanto seis exibiram propriedades inseticidas seguras.

Agora, as cascas estão sendo testadas em campo contra pragas agrícolas, com a promessa de potenciais benefícios para a agricultura sustentável e a criação de repelentes seguros para uso humano. As informações são da revista Casa e Jardim.