Castanha-de-caju: para que serve? Veja benefícios

Castanha-de-caju: para que serve? Veja benefícios

Desde diminuir o colesterol ruim até o retardamento da absorção de açúcares, a castanha-de-caju tem muitos benefícios

A castanha de caju, comum nas dietas de reeducação alimentar, é facilmente encontrada em mercados e redes de varejo. Seus benefícios são diversos, contribuindo para a prevenção do envelhecimento devido à sua riqueza em antioxidantes, que combatem os danos dos radicais livres.

Além disso, a presença de selênio e vitamina E na castanha ajuda na proteção do cérebro e na prevenção de doenças como o Alzheimer, promovendo a saúde da memória.

Outro aspecto importante é a contribuição da castanha de caju para a saúde do coração, já que seu consumo ajuda a elevar o colesterol bom (HDL) e a diminuir o colesterol ruim (LDL). Além disso, as fibras presentes nela retardam a absorção de açúcares, auxiliando no controle glicêmico e na diminuição da liberação de insulina, o que é benéfico para o controle do açúcar no sangue.

A recomendação geral é o consumo moderado, idealmente cerca de 5 unidades por dia, para garantir a obtenção de seus benefícios à saúde.

Essa quantidade é suficiente para usufruir das propriedades nutricionais da castanha, sem exceder o consumo calórico recomendado. Incorporar ela na dieta diária pode ser uma estratégia eficaz para promover uma alimentação equilibrada e saudável. As informações são do JC.NE10