Como fazer a própria horta em casa? Veja dicas e principais temperos

Como fazer a própria horta em casa? Veja dicas e principais temperos

Descubra como ter ervas frescas e aromáticas à sua disposição sempre que precisar

Imagine ter à mão, sempre que precisar, ervas e temperos frescos e saborosos, cultivados por você mesmo. Com uma horta caseira, você pode temperar seus pratos com ingredientes puros e naturais, além de ter o prazer de cuidar das plantas e acompanhar seu crescimento.

Neste guia prático, você encontrará dicas para plantar e cuidar de diversas ervas e temperos em casa. Descubra como escolher o local ideal, preparar o solo, plantar as mudas ou sementes, regar e adubar as plantas, e muito mais.

Com um pouco de cuidado e atenção, você terá uma horta caseira próspera e deliciosa, que irá enriquecer seus pratos e trazer mais saúde e sabor para sua vida.

Como plantar ervas e temperos em casa:

Cebolinha:

  • Comece plantando a raiz da cebolinha com um pedaço do talo para fora da terra, em vasos ou canteiros. A brotação acontece em poucos dias, e a planta prefere ambientes com sol e solo úmido.

Salsinha:

  • Para cultivar salsinha, escolha um local com sombra e solo úmido, sem encharcar. Evite os horários mais quentes do dia para garantir um crescimento saudável. A salsinha é uma ótima opção para quem busca controlar o diabetes e fortalecer o sistema imunológico.

Coentro:

  • O coentro demora um pouco para germinar, por isso, deixe a semente de molho por 3 dias antes de plantar. Essa erva combate bactérias e anemias, e pode ser facilmente cultivada em casa.

Alecrim:

  • O alecrim é uma planta resistente que pode ficar até 3 dias sem rega. Prefere ambientes com sol e solo bem drenado, e é ideal para temperar carnes, legumes e massas.

Sálvia:

  • A sálvia gosta de clima frio e terra úmida, necessitando de rega frequente. Essa erva dá um toque especial a massas, peixes e carnes, além de contribuir para o sistema cardiovascular e controle do diabetes.

Manjericão:

  • Para cultivar manjericão, garanta um local com sol e regue a planta diariamente. Essa erva é ideal para molhos e saladas, e possui propriedades digestivas. Você pode cultivá-la em vasos ou canteiros.

Orégano:

  • O orégano necessita de 4 horas de sol por dia e rega diária. É uma ótima opção para enriquecer pizzas, molhos e acompanhamentos, e possui propriedades diuréticas e expectorantes.

Hortelã:

  • A hortelã não gosta de vento, mas adora terra úmida. É ideal para chás, temperos e enfeites. Cultive-a em um vaso individual e colha as folhas tenras para garantir o melhor sabor.

As informações são do Receitas, da Globo.