Como fazer um bom churrasco? Confira as dicas da PROTESTE

Como fazer um bom churrasco? Confira as dicas da PROTESTE

Aprenda como escolher a melhor carne, os melhores equipamentos e os melhores acompanhamentos para transformar o seu churrasco em um momento inesquecível para os convidados!

Que o churrasco faz parte da cultura brasileira você certamente já sabe. O que você pode não saber é que o Brasil é o terceiro país que mais consome carne no mundo, perdendo apenas para a Argentina e os Estados Unidos.

Os dados são de uma pesquisa realizada pelo Cupom Válido com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico e deixam claro que a paixão do brasileiro por um bom churrasco é mesmo coisa séria. Afinal, não tem nada melhor do que “queimar uma carne” na hora de reunir os amigos ou fazer aquela celebração em família, não é mesmo?

Problemas com uma empresa? A PROTESTE pode te ajudar. Envie aqui sua reclamação!

Para tornar esses momentos ainda mais especiais, reunimos aqui as melhores dicas para você fazer um bom churrasco. Desde a escolha da carne até a hora de servir o prato principal e as guarnições, aqui você aprende sobre uma experiência completa, elevando o nível do seu churrasco e deixando todo mundo com água na boca.

Escolha da carne

Um bom churrasco tem que ter carne para todos os gostos, incluindo carne vermelha e carne branca: bovina, suína, aves, peixes e até outras alternativas — que podem, inclusive, contemplar os veganos e vegetarianos. O mais importante é entender as preferências dos seus companheiros de churrasco e atender a elas na hora de escolher.

Entre os cortes mais comuns do churrasco estão a picanha, a alcatra, a maminha, a fraldinha, o contrafilé e a costela, como opções bovinas; o lombo, o pernil, a costela e a linguiça, como opções suínas; e a asinha, o coraçãozinho, o medalhão e a linguiça, como opções de frango. O churrasco ainda pode contar com peixes, como salmão e tilápia, e vegetais, como pimentão, berinjela e abobrinha.

Vale dizer que tão importante quanto a escolha do corte é a escolha de uma carne fresca e de qualidade. Para acertar nesse sentido, você deve observar alguns aspectos, como a embalagem e a forma como o produto é acondicionado no supermercado ou no açougue, a cor da carne, a quantidade de gordura, a conservação e higiene do espaço onde a carne é acondicionada, entre outros.

Nós produzimos um artigo completo sobre a qualidade da carne, que pode te ajudar a adquirir o produto com segurança, garantindo a qualidade do seu churrasco e a saúde de quem vai consumi-lo.

Dica: Azeite extra virgem x azeite virgem: conheça as diferenças

Preparação pré-churrasco

Você acertou na escolha da carne e chegou em casa com os cortes perfeitos. Agora, antes de levar a carne ao fogo, você precisa cumprir uma série de outras etapas que vão garantir a excelência do seu churrasco. Desde a escolha dos ingredientes para o tempero até o equipamento no qual você irá fazer o churrasco, tudo vai interferir no resultado final do processo.

Começando pela parte do tempero, uma dica de sucesso é sempre ir além do sal grosso, investindo em outros ingredientes, como o azeite, o tomilho, o alho ou uma mistura de ervas secas. Mas, atenção: é preciso usar esses temperos com moderação, para que o sabor da carne não se descaracterize demais.

Você também precisa acertar a mão na hora de acender o fogo. Se for usar uma churrasqueira que leva carvão, por exemplo, a dica é acender o fogo uma hora antes de começar a assar as carnes, para que dê tempo de se formar uma brasa e o calor da churrasqueira ficar uniforme. A temperatura do fogo pode ser o segredo do sucesso ou do fracasso do seu churrasco.

Mas, é válido lembrar que o carvão não é mais um insumo essencial na hora de fazer churrasco, visto que hoje existem opções de eletrodomésticos, como a churrasqueira elétrica e o grill que podem garantir um churrasco saboroso, mesmo dentro de um pequeno apartamento. Nos vídeos abaixo, você confere dicas para escolher e usar esses dois equipamentos:

 

 

Técnicas de churrasco

Carne comprada, cortada e temperada e equipamentos escolhidos, é hora de partir para ação e botar a carne para assar e o cheiro do seu churrasco se espalhar pela vizinhança. Abaixo, explicamos melhor sobre as técnicas mais comuns que podem ser utilizadas, falando sobre as características de cada uma delas.

Fogo direto ou indireto

Duas das formas mais comuns de se fazer churrasco é utilizando fogo indireto para assar a carne ou fogo direto para grelhar o alimento. Na churrasqueira, utilizando espetos, por exemplo, o método mais comum é o fogo indireto, em que você deixa apenas a brasa do fogo assando a carne. Esse processo é bastante recomendado para carnes bovinas.

Quando a gente usa grelha, no entanto, estamos falando de um processo mais rápido, em que a carne tem contato direto com o fogo, que está sempre em alta temperatura. Esse método é adequado para carnes mais macias, como frango, costelas e hambúrgueres.

Economize mais de 2.000 reais por ano. Clique agora!

Espetos e grelhas

Espeto ou grelha? É comum que essa dúvida surja na hora de fazer o churrasco e o mais importante é levar em consideração qual carne está sendo utilizada e quais as características desejadas para o seu churrasco. De forma geral, qualquer carne pode ser feita no espeto ou na grelha, mas alguns tipos pedem condições específicas.

Grandes pedaços de carne, como um cupim, por exemplo, precisam ficar mais tempo assando no fogo indireto, por isso, os espetos são mais recomendados neste caso. Já carnes pequenas, como asinhas de frango ou linguiças — e até mesmo os adorados pães de alho —, funcionam muito bem na grelha, visto que o processo de assá-los é rápido e em alta temperatura.

Defumação

A carne defumada vem ganhando cada vez mais adeptos e consiste, basicamente, no processo de cozimento expondo ela à fumaça, em algumas condições específicas. É muito comum fazer isso na churrasqueira, por um processo de defumação direta na brasa, com envelope de papel alumínio ou por um processo de defumação indireta.

Basicamente, para defumar na churrasqueira, você precisa que ela tenha uma tampa ou basta utilizar um objeto para aprisionar parte da fumaça dentro da churrasqueira. Vale dizer que essa fumaça é gerada, especificamente, por lenha seca e de qualidade que, junto ao carvão, consegue produzir a fumaça necessária para o processo.

Dica: Confira as dicas para uma alimentação saudável no verão

Acompanhamentos e guarnições

Um bom churrasco não se faz sozinho e os acompanhamentos são importantes na hora de satisfazer o público. Por isso, nunca se esqueça que seu churrasco não consiste apenas em escolher a carne e adotar a técnica certa para assá-la.

O que você serve junto com a carne e também a forma como você serve o churrasco são muito importantes para o resultado final.

Escolha dos acompanhamentos

Qualquer pessoa que vai a um churrasco espera encontrar por lá, pelo menos, um pão de alho e um queijo para acompanhar a carne. Mas saiba que, quando falamos de acompanhamentos, você pode ir muito mais longe. Salada, vinagrete e farofa, por exemplo, são ótimos exemplos de acompanhamentos que podem deixar seu churrasco ainda mais interessante.

Guia do Direito do Consumidor. Conheça seus principais direitos. Leia aqui!

Bebidas

Churrasco sem um copo na mão tomando sua bebida preferida não é churrasco, você não acha? Por isso, não se esqueça de contemplar as bebidas na hora de fazer a lista de ingredientes, levando em conta a preferência dos seus convidados.

A cerveja costuma ser a campeã quando o assunto é bebida para churrasco, mas outras opções também são válidas. Sucos, refrigerantes e água gasosa, por exemplo, são boas pedidas para aqueles que não tomam bebida alcoólica. Mas, atenção: no churrasco, bebida boa é bebida gelada! E não é por acaso que os copos térmicos andam sendo presenças garantidas nos churrascos pelo país. Saiba mais sobre o utensílio:

Organização da mesa

Tão importante quanto o que você vai servir no seu churrasco é como você vai servir a comida aos convidados. Por isso, não deixe de levar em consideração a organização da mesa e a forma como você vai dispor os alimentos sobre ela.

Uma boa dica nesse sentido, por exemplo, é colocar os acompanhamentos na mesa depois de algumas rodadas de carne, quando os convidados já não querem comer apenas isso e pedem por complementos. Inclusive, assim você garante que o churrasqueiro tenha tempo de preparar uma quantidade maior de carne para que ela seja servida junto com os acompanhamentos na mesa. 

Não se esqueça de contemplar os talheres adequados entre os itens que vão compor a mesa e manter as comidas servidas por lá bem acondicionadas. Cobrir as travessas com tampas ou panos adequados pode ser uma boa pedida para evitar mosquitos e impedir que pessoas fiquem conversando sobre a comida.

Dica: Cerveja: como a bebida é produzida?

Dicas para manter a sua saúde em dia com a PROTESTE

Como você pôde ver ao longo do artigo, as dicas que compartilhamos são boas não só para você preparar um churrasco delicioso, como também para manter a saúde em dia, acertando a mão na hora de escolher as carnes, por exemplo. Outras dicas como essa, que visam a manutenção e o fortalecimento da sua saúde, são compartilhadas pela PROTESTE no canal do Telegram ou no App da associação gratuitamente.

Produzir conteúdos de qualidade é uma das formas da PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, cumprir sua missão, que é auxiliar os consumidores brasileiros em suas decisões de compra. A PROTESTE oferece ainda outros serviços, como a realização de testes comparativos de produtos e serviços e o canal Reclame, utilizado por consumidores para relatar problemas que tiveram com empresas.

Serviços de intervenção extrajudicial e auxílio de especialistas em direitos do consumidor também são oferecidos pela associação. Para se associar à PROTESTE e ter acesso a todos esses benefícios, basta clicar aqui.