Existem alimentos que pioram os sintomas da asma? Sim! Veja quais
Saiba como melhorar as crises de asma com uma escolha consciente de alimentos
A asma é uma doença crônica que afeta as vias aéreas, causando inflamação e estreitamento, o que dificulta a respiração. Os sintomas da asma podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem tosse, chiado no peito, falta de ar e aperto no peito.
Evite comidas fritas, gordurosas e industrializadas, como embutidos, ultraprocessados e sucos de caixinha. Esses alimentos aumentam a produção de radicais livres, enfraquecendo o sistema imunológico e expondo o corpo a inflamações, agravando os sintomas da asma.
O consumo excessivo de açúcar refinado aumenta a produção de radicais livres, além de contribuir para o sobrepeso e a obesidade, fatores que desencadeiam inflamações e podem levar ao diabetes.
O sal refinado, embora importante para prevenir a deficiência de iodo, pode se tornar um alimento inflamatório quando consumido em excesso. A ingestão excessiva de sal aumenta o risco de pressão alta, que pode impactar o sistema imunológico e piorar a inflamação causada pela asma.
Rica em verduras, legumes e frutas frescas, grãos integrais, peixes e azeite de oliva, a dieta mediterrânea promove uma vida mais saudável e pode auxiliar no controle da asma. Os alimentos dessa dieta são ricos em antioxidantes, que protegem as células contra os efeitos dos radicais livres, combatendo inflamações e doenças. As informações são da CNN.