Milho aumenta a imunidade? Veja 3 benefícios do cereal e como consumir

Milho aumenta a imunidade? Veja 3 benefícios do cereal e como consumir

Descubra os diversos aspectos do milho, desde suas variedades coloridas até seus benefícios nutricionais e para a saúde

O milho, um cereal milenar cultivado em todo o mundo, encanta paladares com seu sabor adocicado e presença marcante em diversas culinárias. Mas, além de ser um ingrediente delicioso, o milho também é um aliado da saúde, rico em nutrientes e com diversos benefícios para o organismo.

Embora alguns tipos de milho sejam destinados à ração animal ou à produção de xaropes e álcool, o milho amarelo, o mais comum no consumo humano, é um verdadeiro presente da natureza. Sua casca verde, rica em fibras, protege grãos nutritivos repletos de carboidratos, proteínas, vitaminas do complexo B e minerais como potássio, ferro, fósforo e zinco.

Em cada 100 gramas de milho cozido, encontramos cerca de 96 calorias, 3,4 gramas de proteínas, 2,4 gramas de fibras e 20,9 gramas de carboidratos. Essa combinação fornece energia para as atividades do dia a dia, além de promover saciedade e auxiliar na digestão.

O milho vai além do sabor e da nutrição. Seu consumo regular oferece diversos benefícios para a saúde:

  • Melhora o humor: Rico em magnésio, o milho auxilia no relaxamento muscular e combate o estresse. O ácido fólico regula neurotransmissores como a serotonina, promovendo o bem-estar.
  • Aumenta a imunidade: Os carotenoides presentes no milho atuam como antioxidantes, protegendo as células contra os radicais livres, fortalecendo a imunidade e prevenindo doenças como resfriados.
  • Faz bem para a visão: A dupla de carotenoides luteína e zeaxantina protege as células da retina, prevenindo a degeneração macular e protegendo os olhos contra os danos da luz. A vitamina A também contribui para a saúde da visão.

As informações são do UOL.