Você já quebrou um ovo e percebeu uma coloração diferente? Antes de se assustar, saiba que nem toda mudança visual indica um risco à saúde. Algumas alterações são naturais, mas outras podem apontar contaminações sérias. Saber reconhecer essas diferenças é essencial para proteger você e sua família.
Claras esverdeadas ou rosadas
Claras com tonalidades esverdeadas, rosadas ou acinzentadas chamam atenção e, de fato, podem indicar um problema. Diferente do que muitos pensam, essas cores geralmente não estão relacionadas à salmonela, mas sim a uma contaminação por bactérias do gênero Pseudomonas. Esses micro-organismos produzem pigmentos que alteram a aparência da clara do ovo.
O que são as Pseudomonas
As bactérias Pseudomonas podem causar diversos tipos de infecção, especialmente em pessoas com imunidade comprometida, como diabéticos, idosos ou pacientes com doenças crônicas. Elas estão presentes no ambiente e podem contaminar os ovos por rachaduras na casca ou armazenamento inadequado. Por isso, se notar colorações incomuns, descarte o ovo sem hesitar.
Manchas vermelhas ou pontos de sangue na gema, por exemplo, são comuns e inofensivos, ocorrem durante o processo de formação do ovo. Já a cor da gema pode variar de amarelo claro a alaranjado, dependendo da alimentação da galinha, e isso também não representa risco à saúde.
Evite riscos: fique atento aos sinais
A recomendação é simples: sempre que notar uma cor estranha ou um cheiro desagradável, não consuma o ovo. Cheiros fortes, aparência viscosa ou espuma na clara também são sinais de que algo está errado.
Ficar atento à aparência e ao odor dos ovos é um hábito simples que pode evitar problemas sérios. Na dúvida, descarte. A segurança alimentar começa com pequenos cuidados na cozinha. As informações são do Tudo Gostoso.
Já reparou?
A PROTESTE é a maior associação de defesa do consumidor da América Latina e, como parte de seu propósito, está sempre atenta às necessidades do mercado brasileiro. Recentemente, lançamos a campanha Já Reparou?, que visa garantir aos consumidores o Direito de Reparo de seus produtos eletrônicos de forma acessível. A iniciativa busca combater práticas de alguns fabricantes que limitam o reparo de aparelhos ao bloquear o uso de componentes que não sejam originais ou instalados por oficinas credenciadas.
Você pode participar dessa ação e colaborar com essa conquista – acesse o site jareparou.com.br, assine e garanta esse direito. Essa vitória, entre outras coisas, amplia a aquisição de peças e manuais, reduzindo o custo de consertos para o consumidor e incentivando a sustentabilidade.