Qual é a relação entre o cigarro eletrônico e o estresse crônico?

Qual é a relação entre o cigarro eletrônico e o estresse crônico?

Pesquisa foi apresentada no Congresso Internacional da Sociedade Respiratória Europeia (ERS)

Jovens que usam ou já usaram cigarro eletrônico são quase duas vezes mais suscetíveis a ter estresse crônico do que aqueles que nunca usaram esses dispositivos. É o que aponta uma pesquisa do Hospital para Crianças Doentes (SickKids) em Toronto, no Canadá, segundo informações da revista Galileu.

O estudo foi apresentado pela cientista sênior do SickKids, Teresa To, durante o Congresso Internacional da Sociedade Respiratória Europeia (ERS), que aconteceu em Milão, na Itália, entre os dias 9 e 13 de setembro.

De acordo com To, as pesquisas mostram que usar os chamados “vapes” afeta a saúde física e mental dos jovens. “Um estudo que fizemos anteriormente mostrou que quem usa vapes tem maior probabilidade de sofrer um ataque de asma. Neste novo estudo, focamos ​​na relação entre o uso de vapes, saúde mental e qualidade de vida dos jovens”, explicou.

A equipe responsável pelo estudo utilizou resultados de uma pesquisa anterior, a Canadian Health Measures Survey, feita com a população canadense. O levantamento inclui dados de 905 pessoas com idades entre 15 e 30 anos, das quais 115 (12,7%) afirmaram já ter usado cigarros eletrônicos.

A pesquisa mostrou que, embora os jovens que usavam vapes praticassem mais exercícios físicos, eles tinham maior tendência a relatar estresse crônico e extremo. Segundo To, esse tipo de condição pode levar a outros problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão.