Buscar

MinhaSaúde - Radarproteste

Alterar Contraste Alterar Tamanho da Fonte Acesse o nosso perfil no Facebook Acesse o nosso perfil no Instagram Acesse a nossa conta do X Acesse o nosso perfil no YouTube Acesso o nosso perfil no LinkedIn

Anvisa suspende suplementos para o sono e explica motivo; veja marcas

Na última terça-feira, 27 de maio, a Anvisa determinou a suspensão imediata de alguns produtos das marcas AlwaysFit e Curcumais/AlwaysFit. A decisão atinge suplementos alimentares que estavam sendo vendidos e recomendados de forma irregular. A medida envolve desde a fabricação até o consumo desses itens, e tem como objetivo principal proteger os consumidores contra riscos ainda não avaliados.

Forma de uso não aprovada causa preocupação

O motivo central da proibição foi a forma de administração sugerida pelos fabricantes: o uso sublingual, ou seja, direto sob a língua. Embora os ingredientes sejam liberados para consumo via oral (ingeridos), não há comprovação de segurança para a absorção por vias alternativas como essa. A Anvisa alerta que produtos utilizados dessa forma precisam passar por análises específicas, o que não ocorreu.

Produtos afetados e risco à saúde

Entre os suplementos envolvidos estão o spray e o líquido de melatonina, o óleo de semente de abóbora, o suplemento Curcumais líquido e o metil B9-B12 em gotas. Todos são da marca AlwaysFit ou de sua linha Curcumais.

A agência reforçou que os limites de dosagem previstos em normas regulatórias só se aplicam a produtos engolidos, e não a absorções rápidas pela mucosa oral, que podem alterar o efeito no organismo.

A Anvisa determinou o recolhimento dos lotes já distribuídos e orienta os consumidores a interromper o uso imediatamente. Quem já adquiriu os produtos deve procurar o ponto de venda para devolução ou esclarecimentos. A ação reforça a importância de seguir orientações técnicas e adquirir suplementos com respaldo científico e registro regularizado. As informações são do G1. 

Já reparou?

A PROTESTE é a maior associação de defesa do consumidor da América Latina e, como parte de seu propósito, está sempre atenta às necessidades do mercado brasileiro. Recentemente, lançamos a campanha Já Reparou?, que visa garantir aos consumidores o Direito de Reparo de seus produtos eletrônicos de forma acessível. A iniciativa busca combater práticas de alguns fabricantes que limitam o reparo de aparelhos ao bloquear o uso de componentes que não sejam originais ou instalados por oficinas credenciadas.

Você pode participar dessa ação e colaborar com essa conquista – acesse o site jareparou.com.br, assine e garanta esse direito. Essa vitória, entre outras coisas, amplia a aquisição de peças e manuais, reduzindo o custo de consertos para o consumidor e incentivando a sustentabilidade.

Tags