É verdade que Bacalhau não é peixe? Descubra a resposta e veja receitas

É verdade que Bacalhau não é peixe? Descubra a resposta e veja receitas

A comida é muito consumida durante a época do Natal

Apesar de ser um ingrediente apreciado globalmente, o bacalhau não é um peixe específico, surpreendendo muitos que o consideram como tal durante a Semana Santa e o Natal. O nome é atribuído a peixes específicos após passarem por um processo de salga e secura. Importante notar que somente as espécies Gadus morhua, Gadus macrocephalus e Gadus ogac podem ser chamadas dessa forma.

A legislação brasileira exige que as indústrias informem o nome científico das espécies de peixes usadas em produtos salgados na rotulagem, visando esclarecer os consumidores sobre as diferenças entre os principais peixes salgados no mercado.

Entre os tipos de peixes salgados comercializados no Brasil, destacam-se Gadus morhua, Bacalhau do Porto ou Cod; Gadus macrocephalus; e Gadus ogac, Bacalhau Groelândia.

Importante ressaltar que outras espécies como Pollachius virens (Saithe), Ophiodon elongatus (Ling) e Brosmius brosme (Zarbo) não podem ser vendidas como bacalhau, sendo apropriado comercializá-las como peixe salgado seco “tipo bacalhau”.

Para ler a matéria completa da PROTESTE com receitas de bacalhau, acesse este link.