Como fazer chá de alcachofra? Veja a receita
As plantas medicinais, geralmente são comercializadas secas e podem ser identificadas pelo nome botânico
Originária do Mediterrâneo, a alcachofra conquistou espaço no cotidiano dos brasileiros, sendo consumida de diversas formas, como chá ou em combinação com outras plantas para potencializar seus efeitos. Importante destacar que, mesmo sendo natural, um chá, seja fitoterápico ou alimentício, pode ter impactos na saúde, e sua naturalidade não exclui possíveis efeitos adversos.
As plantas medicinais, geralmente comercializadas secas e identificadas pelo nome botânico, podem ser encontradas em farmácias e lojas especializadas. Rapidamente popularizada pelos benefícios percebidos, a Política Intersetorial de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PIPMF) recomenda que menores de 12 anos evitem seu consumo.
Receita do chá:
Ingredientes:
- 1 colher de sobremesa (10 mL/2 g) de folhas secas de alcachofra
- 150 mL de água quente
Modo de Preparo:
- Separe as folhas secas de alcachofra.
- Em uma xícara, adicione as folhas à água quente.
- Deixe a infusão descansar por alguns minutos.
- Coe, se desejar, antes de consumir.
Apesar de seus benefícios, o consumo de chá de alcachofra é contraindicado para pessoas com cálculos biliares, obstrução dos ductos biliares e durante tratamentos com anticoagulantes. A PIPMF alerta também sobre o risco para pessoas alérgicas ou com hipersensibilidade à alcachofra.
Enfatiza-se que as plantas medicinais, incluindo a alcachofra, são recursos que auxiliam no combate a sintomas, mas não são soluções milagrosas. Persistindo a condição, é essencial consultar um médico para investigar as causas dos sintomas e buscar opções de tratamento mais adequadas. As informações são do site GZH.