Muito mais do que um ingrediente tradicional da culinária brasileira, o feijão é um alimento funcional que oferece diversos benefícios para a saúde. Estudos recentes, como o divulgado pela Sociedade Americana de Nutrição, confirmam que consumir esse grão diariamente pode fazer toda a diferença no bom funcionamento do corpo, especialmente para o coração e o metabolismo.
Coração forte e metabolismo em equilíbrio
O estudo destacou que o consumo diário de feijão melhora a saúde cardiovascular e metabólica de forma significativa. Ele é rico em fibras, minerais e antioxidantes que ajudam a controlar o colesterol, a pressão arterial e a manter o organismo funcionando de forma mais eficiente. Incorporar o feijão na rotina alimentar pode ser uma medida simples, porém eficaz, para prevenir doenças.
Benefícios do feijão preto
Entre os tipos analisados, o feijão preto se destacou por seu efeito anti-inflamatório. Os cientistas observaram que, após 12 semanas de consumo regular, houve uma redução significativa nos níveis de citocinas pró-inflamatórias, marcadores que indicam inflamações no corpo. Esse dado reforça o potencial do feijão como um alimento protetor, que atua diretamente na saúde das células.
Reduz inflamações
A inflamação crônica está na base de várias doenças graves, como diabetes tipo 2, hipertensão e até câncer. Por isso, alimentos que ajudam a combatê-la, como o feijão preto, ganham destaque na prevenção de problemas de saúde. A ingestão regular pode reduzir riscos e fortalecer o organismo de forma natural e acessível.
Além disso, mesmo sem alterações significativas nos níveis de glicose entre os pré-diabéticos estudados, os pesquisadores destacam que o feijão atua em outras frentes do metabolismo. Portanto, seu valor nutricional vai muito além da glicemia. As informações são do Correio Braziliense.
Já reparou?
A PROTESTE é a maior associação de defesa do consumidor da América Latina e, como parte de seu propósito, está sempre atenta às necessidades do mercado brasileiro. Recentemente, lançamos a campanha Já Reparou?, que visa garantir aos consumidores o Direito de Reparo de seus produtos eletrônicos de forma acessível. A iniciativa busca combater práticas de alguns fabricantes que limitam o reparo de aparelhos ao bloquear o uso de componentes que não sejam originais ou instalados por oficinas credenciadas.
Você pode participar dessa ação e colaborar com essa conquista – acesse o site jareparou.com.br, assine e garanta esse direito. Essa vitória, entre outras coisas, amplia a aquisição de peças e manuais, reduzindo o custo de consertos para o consumidor e incentivando a sustentabilidade.