Como plantar babosa? Veja dicas para o cultivo dessa planta medicinal

Como plantar babosa? Veja dicas para o cultivo dessa planta medicinal

Versátil e poderosa, a babosa transcende seu uso medicinal e se destaca na indústria cosmética

A babosa, além do seu uso medicinal conhecido, tem aplicações na indústria de cosméticos e na agricultura, além de ser uma ótima opção para a decoração de residências, apartamentos e escritórios. Existem mais de 300 tipos de aloe vera, que produzem de 15 a 30 folhas por ano.

Facilmente cultivada, a babosa requer poucos cuidados. De acordo com Magno Alves, da Aloe Fértil Brasil, é importante adicionar calcário ao solo antes do plantio.

A análise do solo para identificar deficiências nutricionais e a aplicação de adubo NPK também são recomendadas para um crescimento saudável da planta.

O crescimento da babosa ocorre por meio de modificações que ocorrem após a planta atingir a fase adulta. O plantio pode ser feito em qualquer época do ano para fins domésticos, enquanto para fins comerciais, o período mais seco é o ideal. A planta deve ser cultivada em lugares com muito sol e não deve dividir espaço com outras espécies.

A babosa, assim como as suculentas, necessita de pouca água, sendo suficiente regá-la uma vez por semana ou menos. A colheita das folhas ocorre quando a planta está madura, com as folhas inferiores em ângulo de 45o. A planta permanece produzindo por até cinco anos após a primeira colheita. As informações são do Globo Rural.