Dezembrite: saiba como controlar a ansiedade de fim de ano

Dezembrite: saiba como controlar a ansiedade de fim de ano

Entenda o que é a síndrome depressiva que pode afetar todas as idades

Dezembro é associado ao término de ciclos, o que pode levar à reflexão sobre realizações e, em alguns casos, ao surgimento de sentimentos negativos, como estresse, ansiedade e angústia. Assim, se neste momento os sentimentos negativos parecem estar muito mais presentes, isso pode ser a tal “dezembrite”. 

O psiquiatra Saulo Ciasca observa que o fim do ano pode gerar uma sensação de “luto” pelo tempo desperdiçado, especialmente para aqueles que percebem ter vivido no piloto automático. A “dezembrite” manifesta-se por meio de sintomas como alterações no sono, excesso de alimentação e problemas de saúde física. É importante identificar padrões recorrentes e questionar as causas dessas respostas emocionais.

Especialistas apontam o paradoxo da “dezembrite”, onde as pessoas experimentam nostalgia e entusiasmo simultaneamente durante o ritual de transição entre o ano que se encerra e o que se inicia. 

Para lidar com a dezembrite é importante incluir o perdão a si mesmo pelos objetivos não alcançados, encarar o próximo ano como uma oportunidade de mudança e lembrar de valorizar as metas cumpridas.

Como lidar com o estresse?

Seja no fim do ano ou não, o estresse afeta as pessoas de maneiras diversas, exigindo vigilância para identificar sinais prejudiciais à saúde. Comportamentos fora do habitual, como dificuldade para dormir, falta de energia e irritação excessiva, podem indicar o impacto negativo do estresse. Em casos frequentes, aqueles próximos costumam perceber o problema antes. 

Para enfrentar o estresse, é crucial identificar sua causa e, se possível, afastar-se da fonte. Caso contrário, é necessário desenvolver estratégias para lidar com a situação, incluindo boas práticas como sono adequado, terapia, lazer, atividade física e dedicar tempo a hobbies não relacionados ao trabalho diário. É crucial evitar automedicação e o abuso de álcool como forma de enfrentamento. Caso nenhuma dessas opções ajude, procure uma ajuda especializada que poderá te apoiar e ajudar da melhor maneira.

E com a ansiedade?

A ansiedade é uma resposta natural da mente a sentimentos intensos como perigo e incertezas, desencadeando sensações como angústia. Em situações de perigo, essa ansiedade comum estimula o corpo a entrar em ação para superar a ameaça. Contudo, torna-se problemática quando ocorre em intensidade elevada, distinguindo-se da ansiedade fisiológica.

Os sintomas da ansiedade abrangem inquietação, falta de ar, irritabilidade, fadiga, dificuldade de concentração, náuseas, dor de cabeça, aperto no peito, dores musculares e alterações no funcionamento intestinal. As causas variam entre traumas, fatores ambientais, estresse, doenças físicas, condições mentais como depressão e gatilhos individuais. O tratamento, guiado pelo médico, pode envolver medicamentos e psicoterapia para compreender e lidar com os gatilhos da ansiedade. As informações são do G1.