Ministério da Saúde atualiza lista de doenças relacionadas ao trabalho

Ministério da Saúde atualiza lista de doenças relacionadas ao trabalho

Entre as adições, destaca-se o burnout, ligado a fatores psicossociais e condições de trabalho

O Ministério da Saúde anunciou uma atualização significativa na lista de doenças relacionadas ao trabalho, incluindo 165 novas patologias, elevando o número de códigos de diagnóstico de 182 para 347. 

Entre as adições, destaca-se o burnout, ligado a fatores psicossociais e condições de trabalho. A lista foi expandida para abranger transtornos mentais, como abuso de álcool, estresse e agora comportamentos associados a jornadas exaustivas e assédio moral.

A médica Márcia Bandini, envolvida na coordenação técnica, destaca, para o portal G1,  que a atualização preenche uma lacuna de mais de 20 anos, refletindo avanços científicos e mudanças no ambiente de trabalho. 

Comportamentos como o uso de sedativos, canabinoides, cocaína e abuso de cafeína agora são reconhecidos como possíveis transtornos resultantes de experiências profissionais.

Transtornos como ansiedade, depressão e tentativa de suicídio foram adicionados à lista como patologias relacionadas ao estresse psicológico no trabalho, ampliando a compreensão em relação à publicação de 1999, que associava episódios depressivos apenas ao contato com substâncias tóxicas. Além disso, a Covid-19 foi incluída como uma patologia associada ao trabalho se o vírus for contraído no ambiente corporativo.