Estudos alertam sobre consumo de frutose e sua relação com doenças cardiometabólicas

Estudos alertam sobre consumo de frutose e sua relação com doenças cardiometabólicas

O perigo relacionado à frutose está mais presente em produtos industrializados, onde a frutose é adicionada em sua forma concentrada

Embora a frutose seja o açúcar natural encontrado nas frutas, especialistas ressaltam que não é necessário evitar o consumo desses alimentos essenciais. Nutricionistas destacam os benefícios de uma dieta rica em frutas, que fornecem fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, contribuindo para a saúde geral e o emagrecimento. As informações são do Estadão.

O perigo relacionado à frutose está mais presente em produtos industrializados, onde a frutose é adicionada em sua forma concentrada. Produtos como xaropes e adoçantes criados pela indústria contêm altas concentrações desse açúcar, em contraste com a frutose naturalmente presente nas frutas. O consumo excessivo de produtos processados, ricos em frutose concentrada, está associado a problemas de saúde, incluindo esteatose hepática.

Comer a fruta inteira, in natura, é preferível ao consumo de sucos, pois as fibras presentes nas frutas retardam a absorção do açúcar, proporcionando maior saciedade e evitando picos glicêmicos. Estratégias para um consumo saudável incluem diluir sucos concentrados com água, adicionar fibras e proteínas à ingestão de frutas, além de dividir o consumo ao longo do dia. Pacientes com diabetes devem evitar sucos naturais para manter o controle da glicemia.

Enquanto a frutose nas frutas é metabolizada de maneira saudável no organismo, o xarope de frutose, extraído e concentrado, pode levar a problemas de saúde, incluindo acúmulo de gordura no fígado. A dieta mediterrânea destaca a importância do consumo diário de frutas e vegetais, contrastando com a dieta ocidental rica em açúcares adicionados.

A Associação Americana do Coração recomenda limitar a ingestão diária de açúcar, principalmente o derivado de fontes não naturais.

Para aqueles preocupados com o aumento de glicemia, nutricionistas recomendam estratégias como diluição de sucos, adição de fibras e proteínas à ingestão de frutas, e o consumo de frutas menos maduras. Pacientes com diabetes são aconselhados a optar por frutas de menor índice glicêmico, como kiwi e morango, além de sucos de maracujá, limão ou caju. A orientação é evitar culpar apenas um alimento, mantendo uma dieta equilibrada e saudável.