Gengibre ajuda a controlar a diabetes? Veja benefícios do alimento

Gengibre ajuda a controlar a diabetes? Veja benefícios do alimento

Descubra como essa raiz pode transformar sua saúde de várias maneiras surpreendentes

Com uma história medicinal que remonta há séculos, o gengibre não apenas acrescenta um toque de sabor único a uma variedade de pratos, mas também oferece uma série de benefícios à saúde. Este alimento versátil é elogiado por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, tornando-se uma escolha popular para aqueles que buscam manter um estilo de vida saudável.

Além disso, o gengibre é uma opção de baixa caloria, contendo apenas cerca de 80 kcal a cada 100 gramas, e é uma fonte de minerais essenciais como magnésio e potássio. Disponível em diferentes formas, desde o fresco até o cristalizado e em pó, o gengibre oferece uma variedade de opções para incorporá-lo à dieta diária e desfrutar de seus benefícios nutricionais, impulsionando assim o bem-estar geral do organismo.

Veja 6 benefícios da raiz: 

Melhora a digestão:
O gengibre é reconhecido por melhorar a digestão, ajudando o pâncreas a produzir mais enzimas que favorecem a absorção de nutrientes. Além disso, seus componentes previnem e neutralizam úlceras gástricas e aceleram o esvaziamento do estômago, o que pode aliviar sintomas de indigestão crônica.

Alivia sintomas de osteoartrite:
Estudos demonstram que o gengibre possui efeitos anti-inflamatórios que podem reduzir a dor e melhorar a mobilidade em pessoas com osteoartrite. O consumo de extrato de gengibre mostrou resultados positivos em pacientes, diminuindo a necessidade de medicação para controlar os desconfortos da doença.

Ajuda a controlar o diabetes:
Os gingerois presentes no gengibre têm propriedades que auxiliam no controle do diabetes tipo 2, melhorando a secreção de insulina e reduzindo os níveis de glicose no sangue. Estudos revelam que o consumo diário de gengibre em pó pode levar a uma significativa diminuição da glicose sanguínea.

Combate infecções:
O gingerol, encontrado no gengibre fresco, é eficaz na redução do risco de infecções bacterianas, incluindo infecções respiratórias. Além disso, o gengibre combate bactérias orais relacionadas a problemas gengivais e é eficaz contra o vírus sincicial respiratório, comumente associado a infecções em recém-nascidos e crianças.

Alivia sintomas de problemas respiratórios:
As propriedades descongestionantes e expectorantes do gengibre ajudam a limpar as vias respiratórias, proporcionando alívio para sintomas de gripes, resfriados e bronquite. Além disso, suas substâncias anti-inflamatórias podem reduzir o broncoespasmo, facilitando a respiração durante crises bronquiais.

Previne Alzheimer:
Estudos preliminares sugerem que o gengibre pode ter um papel na prevenção do Alzheimer, diminuindo os sintomas em modelos animais. Acredita-se que seus antioxidantes e compostos possam inibir respostas inflamatórias no cérebro, contribuindo para a redução do risco dessa doença neurodegenerativa. As informações são do UOL.