Ginseng brasileiro: o que é e quais são os benefícios para a saúde

Ginseng brasileiro: o que é e quais são os benefícios para a saúde

Descubra os segredos e benefícios do ginseng brasileiro, uma planta de rápida produção e propriedades medicinais

O ginseng brasileiro, uma planta de fácil cultivo e rápido desenvolvimento das raízes, tem despertado interesse crescente no mercado asiático, com o Brasil exportando mais de 60% da produção para países como Japão e China, que reconhecem seus benefícios medicinais.

Tradicionalmente utilizado por populações ribeirinhas na Amazônia como estimulante sexual e revitalizante, o ginseng brasileiro ganhou destaque nas pesquisas a partir da década de 90, corroborando suas propriedades estimulantes e impulsionando seu cultivo comercial.

Conhecido como “dipirona” devido ao seu efeito analgésico natural e como “Viagra natural” devido ao seu potencial afrodisíaco, o ginseng brasileiro oferece uma variedade de benefícios medicinais, incluindo propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antitumorais, além de atuar como antiviral, estimulante metabólico e auxiliar no tratamento de doenças como diabetes e reumatismo.

Para consumir essa raiz, pode-se preparar um chá tradicional ou optar por suplementos em forma de extrato seco ou pó. A dosagem varia de acordo com a concentração do produto, mas geralmente não se recomenda exceder uma colher de sopa diária por períodos curtos, sem ultrapassar 30 dias.

Com mais de três mil estudos publicados sobre suas propriedades, o ginseng brasileiro oferece uma alternativa natural para o tratamento de uma variedade de condições de saúde, desde dores fortes até depressão, e sua versatilidade de consumo permite sua inclusão na rotina de diversas maneiras. As informações são do G1.