O que é ‘domo de calor’? Cientistas explicam fenômeno por trás da alta temperatura
O “domo de calor” caracteriza-se pelo aprisionamento de uma grande massa de ar quente em uma região específica
Nos últimos dias, recordes históricos de temperatura foram registrados em vários estados brasileiros, devido a uma intensa onda de calor. Meteorologistas e climatologistas apontam que esse calor extremo está relacionado a um fenômeno chamado “domo de calor”, influenciado por eventos globais como o El Niño e as mudanças climáticas.
O “domo de calor” caracteriza-se pelo aprisionamento de uma grande massa de ar quente em uma região específica, impedindo a chegada de frentes frias ou chuvas e elevando as temperaturas de forma drástica.
Para o portal G1, a pesquisadora Marina Hirota, da Universidade Federal de Santa Catarina, explica que esse fenômeno, também conhecido como bloqueio atmosférico, cria um sistema que inibe outros fenômenos meteorológicos, como chuvas ou frentes frias.
Além disso, a alta pressão atmosférica impede a dissipação do ar quente, comprimindo-o à medida que desce e gerando ainda mais calor, funcionando como uma “tampa de panela” que retém o calor sobre uma extensa área, abrangendo vários estados brasileiros.
A consequência desse bloqueio atmosférico é a redução da umidade e o aumento da incidência de raios solares, podendo impactar o regime de chuvas no país, deslocando o eixo de umidade da Amazônia para o Sul, intensificando as chuvas na Região Sul e alterando os padrões históricos de precipitação.